TASCA DA ESTAÇÃO

6.3.05

Laranjas amargas

Marques Mendes critica ministro das finanças indigitado por este ter falado em aumento de impostos. Pois, eu também acho que é preciso cortar na despesa antes de aumentar a receita, e que o aumento de impostos é talvez a solução mais fácil. Mas eu não passo de um gajo que manda umas postas de pescada para cima da mesa. Os nossos economistas mais reputados (por exemplo, o Miguel Beleza, que é do PSD) andam a falar na inevitabilidade de subidas de impostos há meses, e esses, eu acho que sabem do que estão a falar.

Mas a malta laranja já se esqueceu de que foram eles a prometer um "choque fiscal" e mal chegaram ao governo subiram o IVA. Ao menos o Sócrates ficou calado, limitando-se a dizer que não iria baixar os impostos.

Por mim, até aceito a subida dos impostos. Com duas condições: que seja seguida por 1) cortes anuais importantes nas despesas e 2) um plano estruturado a médio prazo de combate à fraude e evasão fiscal. Veremos se será assim.