TASCA DA ESTAÇÃO

12.2.06

Is that you, John Wayne?

Sexta-feira dei comigo a ver um western, na RTP Memória, no caso, "A Desaparecida". Já não via um western que me lembrasse. Es este era daqueles à séria, que é como quem diz, com índios, cóbóis, John Wayne a protagonizar e John Ford a realizar. Um western onde os índios são os maus e os cóbóis são durões brutos como as casas. Um western como deve ser, e basta.

Ora, os dois John, Ford e Wayne, devem estar a rebolar-se nas respectivas tumbas com a ideia (para mal dos nossos pecados concretizada) que um chinês de Taiwan, ou Hong Kong, ou o raio que o parta, teve de fazer um western com dois cóbóis paneleiros. Se cóbóis com sentimentos já é mau, cóbóis paneleiros, então, é o fim da picada!!

Por mim, nem que ganhe 50 óscares me lá apanham. Era o que faltava! Eu tenho respeito pelo western. Eu boicoto westerns com cóbóis paneleiros. Ponto. E a sorte do Ang Lee é eu não ser fundamentalista.