TASCA DA ESTAÇÃO

23.1.05

Ele existe!

Sim, o PS tem programa de Governo. COmo seria de esperar, descansa-nos: votar PS resolve todos os nossos problemas. Há problemas com o défice? Não faz mal, mudam-se as regras de cálculo. Além disso, no final da legislatura nem sequer haverá défice!! Nem excesso de funcionários públicos! Teremos o Aeroporto da OTA e o TGV totalmente lançados, e todos os adolescentes-trabalhadores regressarão (presume-se que cantando e rindo) à escola. E mais um sem-número de felizes acontecimentos que, indubitavelmente, nos colocarão na vanguarda da Europa. Já agora, poderiam fazer a gentileza de nos explicar tim-tim-por-tim-tim COMO é que vão proceder para alcançar tamanho desiderato?

Fora isto, este programa mostra a quem quer ver que o PS é tudo menos um partido de esquerda. Não que eu me importe com isso - muito pelo contrário -, mas convém clarificar as coisas. Tirando a rábula das Águas de Portugal ou o fim dos Hospitais, SA, a maior parte das medidas (vejam o resumo aqui) são típicas daquilo que se convencionou chamar "direita". Dois exemplos: indexar a idade de reforma à esperança média de vida (esta última tende a aumentar, logo...) e a entrada dos privados nos regimes de protecção social.

Resumindo, muita conversa, muito boas intenções, mas, ou muito me engano ou ninguém faz ideia de como as por em prática. Logo, não há motivo para eu alterar o meu sentido de "voto".