TASCA DA ESTAÇÃO

9.1.05

Liedson resolveu

... afinal a semelhança com a "novela Jardel" ficou-se por uma semana de atraso. Ontem, num Alvalade XXI com ambiente arrasador, Liedson encheu o campo: jogou, marcou os 2 golos, correu, defendeu, atacou, destruiu, como que a querer mostrar às bancadas que estava lá para resolver. E resolveu.

Cumpriu-se a sina: não ganhamos sem sofrimento. Saí do estádio rouco. Rouco de chamar nomes ao árbitro, ao Simão, ao Petit, rouco por festejar os golos, por berrar pelo Sporting, por entoar o "...e quem não salta é lampião olé, olé!". Saí do estádio a precisar de pôr desodorizante. Chiça, penico, que carga de nervos! Mas estas é que sabem bem...

A lagartage jogou bem. Nem quando estavam a jogar só com 10, contra 11 mais um árbitro que parecia recusar-se a mostrar cartões aos papagaios - o Petit, como de costume, deu um festival de sarrafada não sancionada -, nem na altura em que estavam com 10, dizia, deixaram de mandar no jogo. Em boa verdade, ontem só existiu uma equipa em campo: o Sporting. O Ricardo não fez uma defesa, o Rogério secou o Simão, até o Paíto jogou menos mal, o Carlos Martins esteve bem, o Rochemback idem, o Custódio não se vê à primeira, mas está sempre lá, o Liedson resolveu.

O Benfica jogou zero. Foi talvez a pior equipa que passou pelo Alvalade XXI esta época. O único objectivo era não perder. Por isso, nem em superioridade numérica conseguiram superioridade em campo. Muito pelo contrário, aliás. Ficou-me na retina um período em que os jogadores do Sporting trocavam a bola, tipo peladinha, na meia-esquerda. O público gritava olé e os jogadores do Benfica a ver, sem se mexer, sem ir à luta, deixando o tempo passar, numa vergonhosa atitude perdedora. Melhor atitude teve o Pampilhosa, na quarta-feira passada. Shame on you, lampiões!

PS 1: para os imbecis do costume que, por via onomatopaica, chamaram macaco ao Mantorras: para além da baixeza do gesto, que classifica quem o teve, deveriam lembrar-se que no Sporting também há macacos (Paíto, Douala, Enakharire) e um semi-macaco chamado Liedson. Pois, esse mesmo.

PS 2: os aplausos durante os minutos de silêncio já enjoam. Que se aplaudam artistas como o Damas ou o Jesus Correia eu entendo: é um último aplauso a dois artistas que muitos aplausos receberam em vida. Agora, aplaudir os infelizes que morreram no tsunami? Que sentido faz isso? Não é muito mais respeitoso o minuto de silêncio? Para mim, é. Por isso o cumpri.