TASCA DA ESTAÇÃO

13.3.05

A opinião de clientes da Tasca

Ainda sobre as quotas femininas, a opinião de um amigo meu (a propósito, cujo superior hierárquico é uma mulher):

- Numa democracia em que a maioria da população é feminina é paradoxal defender-se sistemas de quotas que visem impor representatividade feminina.


Um sistema de quotas nesta situação apenas afirmaria 2 pontos:
- Reconhecimento implicito de superioridade de um dos lados manifestamente contraproducente com o objectivo inicial
- Estigmatização de quem ao abrigo desse sistema fosse "escolhido" para representar o lado "mais fraco" - não seria pela capacidade mas sim pela "cunha" da quota

Por outro lado, não é a capacidade e a competência que caracterizam a classe politica. Rarissimas são as excepções de pessoas, com alternativa noutros meios, a optarem pela vida politica.
Os politicos neste pais (num grau talvez superior a outros paises com os quais nos pretendemos comparar) , regra geral, são terceiras ou quartas escolhas no meio profissional de proveniência.
ou então são, espante-se, desde sempre politicos, sem nunca terem sido outra coisa na vida. Limitam-se a subir degrau a degrau a carreira de politico profissional (o que quer que seja que isto queira dizer), concelhias, distritais e por ai acima - preparação técnica, o que é isso ? compreender e exercitar as regras de tráfico de influências de forma a fazer prevalecer o interesse pessoal encapotando-o debaixo de uma argumentária de interesse público.
Protagonismo politico e tecnico ? O que é isso ? Parece conversa de Gabriel Alves...(A batalha entre a força da técnica e a técnica da força)
Num sistema deste tipo compreende-se que semelhante atraia semelhante (como diria o Gonçalo) ou seja incompetente atrai incompetente procedendo-se à sua preservação dentro do próprio grupo, mais correctamente seita, fechando e bloqueando a entrada de estranhos. Este tipo de fenomenos gregários verifica-se em muitas outras situações seja no reino dos humanos ou de outros animais.
Aparentemente os homens adequam-se mais a este tipo de comportamento primário de raiz animal. Na esmagadora maioria das situações estes fenomenos de grupos são caracterizados, como diria o sociologo frances Desmond Morris, por membros e comportamentos prevalentemente associados à esfera masculina. Na politica, tal como no desporto, no dominio militar ou noutros, tem sido esta a regra.

No caso do desporto, já repararam que os desportos de grande prevalência (e audiência) masculina são colectivos - futebol, basquetebol, basebol, raguebi, criquet...
As grandes estrelas femininas encontram-se em desportos predominantemente individuais - atletismo, natação, tenis,...

Isto de se votar em grupos em vez de pessoas (circulos uninominais) tem muito que se lhe diga. Os circulos uninominais teriam o dom de tornar menos anonima a incompetência