TASCA DA ESTAÇÃO

16.9.06

A minha teoria da conspiração é melhor que a tua

Anda por aí muita gente histérica pelo facto de a RTP ter transmitido na 2: o documentário LooseChange. Uma heresia!, Um arrazoado de alarvidades!, dizem. Palavra de honra que não percebo onde está o incómodo. Será que o facto de um canal de televisão transmitir um documentário que pretende provar (será?) que o 11 de Setembro foi uma monumental conspiração do governo dos EUA faz automaticamente com que o 11 de Setembro tenha sido uma monumental conspiração do governo dos EUA? Ou que os espectadores que viram o documentário fiquem automaticamente convencidos disso? Serão as pessoas tão despidas de espírito crítico, de capacidade de pensar pela própria cabeça? Que incomoda essa gente? Querem que a RTP só passe documentários com a versão oficial do governo dos EUA, que essa é absoluta e dogmaticamente verdadeira? Será? Por exemplo, a hipótese do vôo 93, que se iria esborrachar em algum lado, provavelmente a Casa Branca, matando todos a bordo e logo se veria quantos em terra, ter sido abatido para evitar males maiores é menos credível do que uma inédita rebelião a bordo conduzida por alguns passageiros?

Cada um que pense o que quiser. LooseChange não me fez mudar de opinião, e não creio que tenha feito alguém mudar de opinião.

Curiosamente, estou disposto a apostar que esta gente que vitupera ESTA teoria da conspiração acredita piamente noutra: a de que o atentado contra João Paulo II em 1981 foi orqestrado pelo KGB e não obra isolada de um maluquinho chamado Ali Agca. Mas nessa altura estávamos em plena Guerra Fria, com Reagan ao ataque, e os comunas ateus são sempre bons candidatos a culpados de tudo quanto de mau existe no mundo.