TASCA DA ESTAÇÃO

24.11.06

Privatize-se o Estado!!

Com o nascimento da minha segunda filha, lá preenchi o papelinho da licença de 5 dias, pagos pela Segurança Social (SS para abreviar, mas, por favor, não confundir com as outras de triste memória). Moderno, o formulário permite ao utente indicar um NIB para que a SS proceda à transferência directa, o que, obviamente, fiz: lá meti o NIBezinho da minha continha à ordem.

Como não fui lá directamente, foi a patroa, que também tinha coisas a tratar e sempre podia levar o rebento mais novo com ela e, assim, ganhar prioridade no atendimento (importante que se diga nesta altura que 1-eu trabalho, ela agora não, e 2-os avós, que nos ficam com as criancinhas em caso de necessidade, estão a 300 km). Previdente, muni-a com o meu cartão de beneficiário e o BI, à cause des mouches.

Passado algum tempo, um telefonema da patroa: era preciso um comprovativo do NIB...

Eis o Estado no que tem de mais amigo das pessoas, a tentar impedi-las de se enganarem a elas próprias. Sim, não fosse EU, malandro, indicar um NIB de outrem, que receberia indevidamente o MEU dinheiro.

Moral da história:
  1. Mesmo que quisesse, não me conseguiria enganar a mim próprio;
  2. Vou receber um cheque em vez de uma transferência;
  3. O estado gasta mais dinheiro, e eu também;
  4. Todos perdemos mais tempo;
  5. A noção de responsabilidade individual não existe para o Estado: somos todos, por defeito, irresponsáveis, e cabe ao Estado zelar por nós para que não façamos disparates;
E não se pode privatizar esta merda toda?