TASCA DA ESTAÇÃO

3.11.04

Quem é que é estúpido?

Vale a pena ler este artigo, nem que seja para libertar algum do stress quotidiano (rindo às gargalhadas ou vituperando: eu prefiro a última, quiçá devido à minha doença sportinguista).

O Sr. Ribeiro Ferreira faz o quê na Velha Europa, onde só pode sentir-se um deslocado? Porque não emigra para a terra das oportunidades, para o coração do Alabama, onde, com sorte, moram apoiantes de Bush quase tão fervorosos quanto ele?

O Sr. Ribeiro Ferreira não percebeu nada e quem se cola a esta linha de pensamento também não. Quem lê o artigo pensa que o Kerry é comunista e que a Velha Europa está pejada de comunistas antiamericanos. Acho que nem o Bush iria tão longe. Chama-se a isto ser mais papista que o papa.

O Sr. Ribeiro Ferreira acha que a Velha Europa está pejada de ignorantes ingratos. Tadinho dele, infeliz iluminado em território tão hostil!

O Sr. Ribeiro Ferreira acha que a Velha Europa está de alma e coração ao lado dos terroristas palestinianos. O Sr. Ribeiro Ferreira está a gozar, não está? É que, se não está, está paranóico. Enfim, desde que fique inofensivo a escrever alarvidades deste e doutros calibres, está tudo bem...

Mas nem tudo é mau. Este artigo ilustra na perfeição o alinhamento dos europeus mais à direita com a primária "cartilha Bush": quem não está comigo, está com os terroristas. Falso, claro está. Mas explicar isso aos Ribeiros Ferreiras deste mundo é mais difícil do que encontrar uma puta virgem. Tarefa inglória, portanto.

Por fim, uma curiosidade: a cidade que mais sentiu o terrorismo continua a votar democrata. Não percebo. Talvez o Sr. Ribeiro Ferreira me possa explicar.