TASCA DA ESTAÇÃO

11.1.05

O tuga opinativo

É característica do tuga ter opinião formada sobre assuntos dos quais não vê boi. A última vem da paranóia dos sismos, que assola a cabeça do nosso povo quase com tanta intensidade como o tsunami assolou o sudeste asiático. Vai daí uns maduros resolveram sair por aí a perguntar aos tugas o que é que eles achavam das nossas construções, se achavam que estavam preparadas para resistir aos sismos, fortes, médios ou fracos, etc. Gente normal diria, normalmente, qualquer coisa como "não faço ideia", fosse por não perceber nada de construção civil, fosse por não conhecer os regulamentos anti-sísmicos existentes, fosse por não saber até que ponto são aplicados. Gente normal poderia manifestar-se desconfiada, face ao que se sabe ser a facilidade com que se constrói em todo o lado e de qualquer maneira. Mas o tuga não é gente normal. Por isso, opina, e opina convicto. Cito o artigo:

São 35 por cento os portugueses que consideram que os edifícios onde vivem estão "mal" e "muito mal" construídos de forma a poderem resistir a um terramoto. O maior número de inquiridos (36 por cento) acham que estão "assim-assim" e só 20 por cento acham que estão "bem" ou "muito bem" edificados.

Na realidade, e tirando os que vivem em barracas, os tugas não fazem a mínima se a casa deles está ou não preparada para resistir a terramotos. Mas opinar é mais forte do que eles. É o país que temos...