TASCA DA ESTAÇÃO

22.2.05

Eleições - PS

O PS ganhou porque todos queríamos correr com o Santana, e não porque acreditássemos em Sócrates. O PS ganhou com a maioria absoluta porque, sendo certa a sua vitória, todos os outros cenários eram bastante mais negros (PS com maioria relativa, maioria/governo PS+BE e maioria/governo PS+PCP). Foi este o meu raciocínio (no meu caso, de última hora). Meu e de muito boa gente, aposto.

O PS tem, pois, tudo para governar como melhor entender. Tem tarefa hercúlea pela frente e nenhuma desculpa para falhar. Ninguém lhe admitirá tal coisa. A menos que desistamos e nos deixemos ir tranquilamente ao fundo.

Personalizando, espero que Sócrates tenha percebido a mensagem. É que já todos estamos sem paciência para brincar aos políticos e aos governos. Santana pagou-o com o coiro (salvo seja!), Sócrates pagá-lo-á da mesma forma ou pior se não estiver à altura da responsabilidade que lhe confiaram. É tempo de contrariar a história do partido e rodear-se de gente competente, não de boys e jotinhas inúteis à procura de tacho. É tempo de pegar o toiro pelos cornos, doa o que doer e a quem doer. Eu, pela minha parte, serei crítico implacável. E palpita-me que não serei o único.



Notas de rodapé:
  1. Negro, negro, seria uma vitória do partido do Santana, o PPD/PSD. Espero que o PPD esteja morto, que o congresso o enterre de vez, e que reste um PSD forte, para ser oposição à altura. Senão, teremos o PS à solta durante quatro anos. O que seria péssimo. Maioria absoluta não significa rédea solta.
  2. Marques mendes perfila-se na corrida à liderança do PSD. É boa notícia. Ainda me lembro quando arrasou Durão e Santana no congresso que consagrou o primeiro, com um discurso tão consistente como demolidor. Será um bom líder do PSD. Se a oposição for Luís Filipe Menezes, está no papo.
  3. Aposto que Portas sucederá a Portas.