TASCA DA ESTAÇÃO

22.2.05

Eleições

Motivos de força maior levam a que este comentário seja feito já a frio. Tanto melhor.

Começando pelos vencedores:
  • Jorge Sampaio: o povo ratificou a sua decisão, provando a correcção da mesma. Sai em beleza.
  • PS: esmagador. No entanto, é uma vitória do voto de protesto, mais do que do voto por convicção. Merece post próprio.
  • BE: continua paulatinamente a subir. Elegeu 8 deputados, mas ficou a poucos votos de ter 10 ou 11. Vai alargando a sua influência. Um dia, para mal dos nossos pecados, será governo.
  • CDU: travou a descida graças a um Jerónimo em pele de cordeiro. Hoje, já a fera soltou as garras: revogação do Código do Trabalho, aumento intercalar das pensões , substituição do Pacto de Estabilidade e Crescimento por outro documento, blá, blá, blá. O costume, portanto. Olhem o que seria um governo PS/PCP...
E acabando nos vencidos:
  • Paulo Portas: saiu com dignidade, embora fique a sensação de que os objectivos eleitorais foram deliberadamente empolados para que esta situação fosse criada, provavelmente com o intuito de provocar a chamada vaga de fundo... para quem, como eu, ainda não esqueceu a sua cara de gozo em 2002, muito gozei com as suas trombas de meio metro de 2005. Não acho que o CDS tenha perdido assim tanto: foi apenas um baixo.
  • Santana Lopes e o seu PPD/PSD: uma vergonha, uma humilhação histórica, um desastre de proporções quase bíblicas. Bem feito para quem permitiu que criatura tão canhestra assumisse as rédeas do partido. No fim da noite, esteve ao seu nível, acompanhado por uma plateia de santanetes e lambe-botas histéricos, incapazes de perceber a triste figura que estavam fazendo. Entre Domingo e hoje lá o terão convencido a sair pelo próprio pé, antes que o congresso lhe fizesse igual ou pior que o povo. Está - espero sinceramente - politicamente ferido de morte.