TASCA DA ESTAÇÃO

15.3.08

De que têm medo os professores?

Só tem medo de ser avaliado quem sabe que, se for avaliado como deve ser, não passa. Imagino a quantidade de professores nessa situação. Se a amostra que a reportagem da RTP pudesse ser considerada representativa, seria uma catástrofe:

- Um que se referia à "conjectura" actual;
- Outra que dizia que "levava porrada" dos alunos;

Das duas, uma: ou estas duas criaturas são tão professores como o Emplastro (e, nesse caso, a representatividade dos professores na manif não seria tão grande como isso) ou, sendo, deveriam ser metidos na rua no instante seguinte. Isto, claro, se estivéssemos num país que se preocupasse com a qualidade do ensino.

Considerações à parte, importaria, também nesta classe profissional, separar o trigo do joio. A recusa da avaliação é nivelar por baixo, seguindo os propósitos, incompreensíveis para o comum dos mortais, dos sindicatos.

Mas numa coisa concordo: pôr professores a avaliar outros professores é perfeitamente idiota. O espírito corporativo encarregar-se-ia de demonstrar à Nação que 99,9% dos professores eram "excelentes", assim à moda das eleições do Iraque de Saddam. Os professores deveriam ser avaliados pelos dirigentes das escolas que, já agora, não deveriam ser professores, pois os professores são pagos para ensinar e não para brincar aos gestores. E deveriam poder ser promovidos por mérito e despedidos por incompetência, como qualquer trabalhador. E ter noção que ao topo da carreira só chegariam uns poucos, os melhores, como em qualquer empresa.

Mas pior que um mau sistema de avaliação é não ter sistema de avaliação. Portanto, que a Ministra se aguente firme. Se os professores não gostarem, não votem no PS nas próximas eleições legislativas. Isto é uma democracia, lembram-se? Não é Cuba nem a Venezuela.