TASCA DA ESTAÇÃO

19.6.05

F1: sugestões

Para aumentar o espectáculo:
  • Qualificações no sistema antigo, com cada piloto a poder rodar até 12 voltas por sessão, a qual decorre em 1 hora: cada piloto escolhe os seus timings; nessa altura as qualificações eram empolgantes, principalmente os últimos minutos;
  • Pneus slicks; estes pneus com rasgos não se parecem com nada: porque não pneus de bicicleta, já agora?
  • Fim dos travões em carbono (a diminuição drástica das distâncias de travagem é a causa principal de não haver praticamente ultrapassagens em corrida);
  • Reabastecimentos com mudanças de pneus em simultâneo, se a equipa assim o entender; a situação actual é completamente estúpida;
Para reduzir a velocidade:
  • Redução da área das asas dianteiras e traseiras;
  • Fim das "asinhas" laterais;
  • Motores mais pequenos;
  • Aumento do peso mínimo dos carros;
Para reduzir os custos:
  • Redução da jóia de inscrição, que é absolutamente incomportável para um privado;
  • Limitação do nº de chassis a construir por época (ritmo de construção a definir por cada construtor, para permitir evoluções ao longo da época - cada chassis comprovadamente inutilizado por acidente poderia ser substituído por um novo)
  • Limitação do nº de motores a utilizar por época, por exemplo 1 por GP e por carro (mas a gestão do "bolo" a ser feita pela equipa ao longo da época, e com oritmo de construção a definir por cada construtor, para permitir evoluções ao longo da época,)
  • Limitação do nº de pneus a utilizar (mas não como agora: eventualmente voltando ao esquema anterior de 3 ou 4 jogos por carro e por GP, ou atribuindo a cada equipa um determinado nº de pneus a usar por época)
  • Limitação de algumas ajudas à condução
Relativamente à redução dos custos, duas notas:
  • Não cair nos ridículos exageros actuais: cada corte tem que ser muito bem ponderado, dado que a F1 é sobretudo um espectáculo, e cenas deprimentes como um piloto a arrastar-se para poupar gasolina (como vimos nos anos 80) ou para poupar os pneus ou o motor só servem para afastar espectadores;
  • Não esquecer que a F1 é uma montra tecnológica, da qual acabam por beneficiar os carros de série: limitar a capacidade de inovação servirá apenas para afastar os grandes construtores;