TASCA DA ESTAÇÃO

22.12.04

Verdades sobre o Défice - III

Título do Público OnLine: Tribunal de Contas admite que défice público de 2003 pode ser falso. Pois é, se o falecido Sousa Franco foi, nas palavras do Paulo Portas, o pai, o avô, não sei que mais e o piriquito do défice, o que será a Manuela Ferreira Leite? A Grande Maquilhadora do Défice? Isto é grave. Acho eu, mas já não digo nada, se calhar sou o único a dar importância a estas minudências.

P.S.: a Tasca encerra para férias de Natal. Reabriremos, em princípio, ainda antes do fim de ano. Até lá, Feliz Natal.

Sobre as ruínas do III Reich

Posted by Hello
Tenho uma fixação por esta foto. Acho-a uma das mais simbólcas fotos da história. Uma das mais belas, também. E nem o facto de não ser espontânea (foi tirada para efeitos de propaganda uns dias depois da tomada de Berlim) lhe tira valor.

21.12.04

E ao terceiro penalty...

... os papagaios lá conseguiram bater a fortíssima Oliveirense, da III Divisão. Foi o Luis Filipe Vieira que disse "eXpoliado"?

Verdades Sobre o Défice - II

Afinal, a culpa de irmos ultrapassar os 3% é dos bancos, essa tenebrosa associação de malfeitores que só pensa em lucros.

(não, esta conversa não é nem do Luis Fazenda, nem do Domingos Abrantes: é do o Santana Lopes e do Bagão Félix)

Lauto Repasto

É sempre um prazer provar as deliciosas iguarias do Chef André Barroyer, no Carlton Pestana Palace. E quando sabem a pato, então é uma maravilha!

So what?

A Time e o Expresso (e, se calhar, mais alguns) elegeram George W. Bush como a personalidade do ano. E depois? Na minha modesta opinião, a personalidade do Século XX foi Adolf Hitler. Que é como quem diz que a personalidade do ano, ou do século, ou do período de tempo que quiserem, não precisa de ser um Grande Homem: pode muito bem ser um Grande Traste.

20.12.04

Estava-se mesmo a ver, não estava?

O Liedson levou o 5º amarelo e não joga contra o Benfica. Andei a semana toda a apostar que isso ia acontecer. Era fatal como o destino, ou acham que estas coisas acontecem por acaso?

Do cartão desta noite nada sei ainda, mas dos outros 4, 3 resultam de decisões imbecis de árbitros incompetentes: contra o Marítimo (o 2º, que deu expulsão), Belenenses e Braga.

Mas não faz mal: ganhamos na mesma.

Efemérides

No dia 8, 200 visitas. Hoje, 12 dias depois, já são mais de 300. Bem vindos!

Entretanto, descobri há dias o primeiro link para a Tasca. Está no Analiticamente Incorrecto. Ao seu proprietário, Paulo Tomás, o meu obrigado.

Tugas no seu melhor

Posted by Hello

Sim, uma besta qualquer deixou o seu chasso bem no meio da passagem do parque da Doca de Santo. Achou que ali era um lugar de estacionamento, pronto! Confesso que já muito poucas coisas me surpreendem no que respeita ao estacionar dos lusos condutores que, ora se acham no direito de ter o carro sempre a 2 metros da porta, dê lá por onde der, ou que estacionam em espinha em locais onde o estacionamento é na perpendicular, ocupando dois lugares em parques onde muitas vezes encontrar um lugar é mais difícil que achar agulha em palheiro. Mas lata deste calibre, confesso que nunca tinha visto. Não se pode afogá-los à nascença?

Verdades sobre o défice

Afinal, nem venda, nem lease-back: a Comissão Europeia chumbou a chico-espertice governativa sem apelo nem agravo. E agora, onde arranjar receitas extraordinárias para impedir que o défice atinja os 5%?

Espero que não venham dizer que a culpa é ainda do PS. Aliás, esta rábula acaba por demonstrar que a culpa do défice não era do despesismo socialista. O governo Barroso safou a coisa à custa de vender anéis, e ao Santana já não resta nada. E o rei ficou nu: afinal, o monstro cresceu no tempo do poupadíssimo governo Durão, e continuou a crescer no tempo do optimista governo Santana. Esgotada a desculpa socialista, que vão inventar agora PSD e CDS? Aguardam-se novos episódios da novela nacional...

19.12.04

Andando sobre um vulcão

Não é, mas podia muito bem ser o covil do Diabo.

A foto não tem som, pelo que só se pode imaginar (para quem nunca viu) o resfolegar contínuo da Terra, aqui nas Furnas. Lembrando aos pobres mortais que, em tempo que só ao planeta cabe definir, o resfolegar se transformará em rugido e o fumo sulfuroso de hoje se fará acompanhar de torrentes de fogo e rocha em fusão. Afinal, a tudo isto e a mais nada devem os Açores a sua existência, não é? Posted by Hello

É sempre assim

Deve ser aí a 4ª ou 5ª vez que vou a S. Miguel. Ontem, pela primeira vez, consegui um tempinho para dar uma volta pela ilha e ver algumas das suas propaladas belezas. E, quando, todo satisfeito, chego à Lagoa do Fogo, deparo-me com isto:

Puta que pariu o clima açoreano!Posted by Hello

Ah, g'anda Sócrates!

Diz aqui que se o PS ganhar, a co-incineração avança. Acho muito bem! A oposição da altura, mais os patetas-alegres ambientalistas e bem-pensantes, tão lestos a oporem-se porque sim, não indicaram, até hoje, qualquer alternativa, viável ou não. Nada. Zero absoluto. Por isso, acho bem que se conclua o que nunca deveria ter sido interrompido. Chapeau ao Sócrates por assumir esta opção desde já.

16.12.04

Filha de peixe...

A minha filha já canta o Amerika...

O que é isto?


Um olho, não é? Não: uma câmara de carga de um exutor submarino. Foto tirada na escuridão e corrigida (apenas contraste, luminosidade e gama) no MS Photo Editor. Cortesia do Nuno. Posted by Hello

Afinal foram mais...

... as merdas do Governo, ontem. Hoje, em conversa com colegas, pusemos os assuntos em dia. Além das duas que referi no meu post de ontem, houve a rábula dos jipes-que-iam-pagar-classe-1-mas-que-afinal-continuavam-a-pagar-classe-2 e o ajuste directo nas obras do túnel do Rossio.

(e, a propósito, porque parece que as grandes monovolumes vão, de facto passar para a classe 1 - mas só os que têm via verde!!!! - , acho peregrina a ideia de compensar essa perda de receita aumentando as outras classes! Mais uma brilhante ideia dessa luminária chamada António Mexia!!)


15.12.04

Benfiquista? Ná!

A Bola continua a mostrar na sua Home Page, o Benfica em 3º e o Sporting em 4º. Acontece que, não tendo as duas equipas jogado entre si, o critério de desempate é a diferença de golos e os golos marcados, não sei por que ordem. Nem interessa: num, como noutro, o Sporting leva vantagem clara (29-17 contra 22-16). Portanto, quem vai em terceiro é o Sporting.

Esta é A Bola dos dias de hoje, a mesma que dá 3/4 de página a um Benfica que levou 4 sem espinhas no Restelo e 1/4 ou menos a um FC Porto que tinha acabado de ganhar a Taça Intercontinental. Ou que dá honras de 1ª página inteirinha ao Benfica a propósito do título de... futsal.

A Bola dos bons tempos, do Vítor Santos, do Alfredo Farinha, do Carlos Pinhão, do Carlos Miranda e de tantos outros grandes jornalistas, essa, A Bíblia, já lá vai. Como eles diziam, "ai que saudades, ai ai..."

Eu já andava a estranhar...

... mais de dois dias sem fazer merda está para este Governo como a cabeleira loira estava para o preto do Restaurador Olex: não é natural.

Hoje foram duas:

Primeiro, a venda ao desbarato do património, ideia genial que consistia em vender imóveis onde funcionavam serviços públicos e celebrar contratos de arrendamento com os novos proprietários. Salvam-se as contas deste ano e entala-se o PS nos anos vindouros. O futuro do país? Qual país?!? Perante a indignação geral, fizeram marcha-atrás invocando razões de ética política. Não sei se ria, se chore.

Segundo, o secretário de estado que tutela a protecção civil faz um discurso inflamado mostrando-se "envergonhado" com o funcionamento da dita. Será impertinência perguntar ao Sr. Secretário de Estado que diabo andou ele a fazer nos últimos 6 meses? E porque carga de água, quando confrontado com as declarações, ficou ofendidíssimo porque as mesmas teriam sido gravadas sem a sua autorização? Pois, era para se dizer às escondidas... Minha nossa!

Sequestradores

Não sei porque se dão ao trabalho, se em 99.9% dos casos tudo acaba assim. Deve ser vontade de chatear, mesmo.

Isto é só o começo


O resto, que prova inequivocamente que Deus existe, terão que procurá-lo aqui Posted by Hello

13.12.04

Para variar...

... desta vez foi a terra, e não o governo, a tremer!!

12.12.04

A incontida felicidade de un antibenfiquista primário

O Benfica levou quatro!
O Benfica levou quatro!
O Benfica levou quatro!
O Benfica levou quatro!

Santana demitiu-se

Ele não é pior que o Calimero? Então, de que diabo estavam à espera? E, depois do escândalo de Alvalade, o que é que isso interessa?

Aventuras no Reino do Apito Dourado

Esta noite, a Grande Nação Sportinguista foi roubada por um senhor vestido de preto, cujo nome não sei, nem me interessa. Fique o dito senhor sabendo que, no estádio, lhe chamei dos piores nomes que da língua portuguesa constam, e não só a ele: a senhora sua (dele) mãe não foi poupada. Que esse senhor saiba ainda que agora, já mais calmo, não retiro uma sílaba ao que lhe chamei, a ele e à senhora sua (dele) mãe.

Do jogo, pouco há a dizer: o Peseiro insiste no intocável Beto a trinco. O Hugo Viana não jogou nada. O Rochemback não pode com o cu, deve andar nas putas, de certeza. Ao Douala nada saiu bem. O Braga não fez puto para ganhar o jogo e ficou, mais o seu paupérrimo treinador, feliz com isso.

E assim vão as cousas no Reino do Apito Dourado.

11.12.04

Chave de ouro?

No Jornal do Fundão leio que a Câmara - presidida por esse santanista convicto que atende pelo nome de Manuel Frexes - decidiu, por unanimidade, atribuir a chave de ouro da cidade a Santana Lopes.

Leio e não acredito. Não é possível. Atribuir a chave de ouro da cidade a um primeiro-ministro cuja (única) contribuição para o desenvolvimento da Beira Interior em geral, e do Fundão em particular, foi querer introduzir portagens na A23! Já estou como o outro: MAS O QUE É ISTO?

Dantes - e este "dantes" não chega exactamente aos tempos da outra senhora, não vá tal pensamento perpassar pela mente de alguma alma caridosa que, por qualquer bambúrrio, tombe nesta reles tasca - dantes, dizia, havia decoro. Hoje ninguém tem pudor em passar graxa, puxar o saco, lamber botas, passar por cima de tudo - dos interesses de uma cidade ou de uma região, por exemplo -, só para manter o amigo que, espera-se, nos dê a mão quando, espera-se também, regressar à mó de cima.

Frexes acautela o futuro, certamente convicto que a memória do povo é curta e que actos como este ou como o apoio descarado às portagens na A23 já estarão esquecidos quando as autárquicas chegarem, permitindo-lhe mais um mandato na Câmara enquanto aguarda que o seu amigalhaço Santana faça a sua travessia do deserto.

E o pior é que acho que se vai safar. Merda de país este!!

10.12.04

Perseguição

Já estou a ver o Calimero a choramingar-se...

Pergunta inocente (mais uma...)

Porque será que os papagaios só contratam "promessas" do Alverca e, desde esta época, do Estoril?

Berlusconi absolvido

Posso guardar as garrafas de champanhe.

Parar para pensar

Ouvindo os adeptos da actual maioria a zurzir no Presidente da República, deixem-me lembrar-lhes uma coisa:

Por muito que este gesto do Sampaio obedecesse a uma estratégia premeditada (e eu estou convencido que obedeceu), certo é que o Santana Lopes caiu nela que nem um pato. Por outras palavras: o Sampaio apostou que o Santana seria um desastre como Primeiro-Ministro. E o Santana limitou-se a fazer pior do que as piores previsões.

Ou alguém acha que, se o Governo do Santana cumprisse os mínimos olímpicos que fosse, o Sampaio teria argumentos para dissolver a Assembleia?

Não dei por nada...

Ontem, no Público (só edição impressa): "Preço do petróleo caiu 27 por cento desde 25 de Outubro".

Tem piada. Não dei por que a gasolina baixasse mais do que um ou 2 cêntimos...

8.12.04

200 visitas

Grão a grão enche a galinha o papo.

O Culpado Último

Pronto! O Barnabé já me estragou um post! Mas é verdade, verdadinha: alguém se lembra ainda porque carga de água o Santana Lopes foi para Primeiro-Ministro? Sim, foi porque um senhor chamado Durão Barroso se pisgou para Bruxelas, cagando de alto para o país e deixando-o nas mãos de uma trupe que ele bem sabia ir dar no que deu. Sim, o culpado último desta situação chama-se José Manuel Durão Barroso e é presidente da Comissão Europeia. Para que conste.

Eles continuEm aí

Não percebo nada disto. Andam atrás do Pinto da Costa e do Augusto Duarte e deixam escapar um ladrão encartado chamado Paulo Pereira, que roubou escandalosamente o Estoril no jogo contra os papagaios?

Nota de rodapé: não tenho ouvido os moralistas Vieira e Veiga por estes dias...

80 anos em forma

Parabéns, Marocas!

7.12.04

A verdade na boca de uma criança

Estava a minha filha a imitar o gesto de fumar (uma triste brincadeira que a avó paterna lhe ensinou), quando eu comecei a chagar-lhe a cabeça. E, eis senão quando ela se sai com esta: "as mulheres é que fumam". Pois, são os exemplos que a rodeiam. A minha mulher fuma, a minha mãe fuma, a minha sogra fuma (às escondidas), eu não fumo, o meu sogro não fuma. Pois, nós, machos, não haveríamos de ser apenas um monte de defeitos com pila, não é?

6.12.04

Tudo menos isso!!

Como se não me bastasse a porra do dia ter-me corrido mal, entro em casa e encontro a catraia a dizer que agora é do Benfica??
Foda-se, do Benfica é que não!! Antes ter um filho gay ou um genro do CDS!!

Vá lá que, depois de ameaças e chantagens várias, mudou de ideias. Impõe-se um aumento drástico no controlo ideológico.

5.12.04

Animalidades na estrada, parte 69

Hoje vi o nunca visto: ali ao pé do IKEA, um gajo a fazer marcha-atrás numa rotunda, por ter falhado a saída. A tamanha abestunta nem ocorreu que bastaria dar uma volta completa à rotunda (cujo perímetro será de uns 30 ou 40 m) para sair tranquilamente pela saída pretendida, sem encanzinar o trânsito nem provocar acidentes! Ele há cada um...

Será grave?

Pela primeira vez na vida dei comigo completamente de acordo com um artigo do José António Saraiva.

(para quem compra o Expresso na versão heavy weight, é o "Política à Portuguesa" desta semana)

Confesso que estou preocupado. Normalmente, as análises do nosso Arquitecto dão-me vontade de rir: tal é o esforço que o homem faz por produzir uma linha de pensamento alternativa que, não raras vezes, sai uma coisa completamente estapafúrdia. Lembro-me com saudade de uma, por ocasião da subida do Durão à liderança do PSD (após o caso da vichyssoise, lembram-se?), em que o homem defendia que, sozinho, o PSD era uma ameaça muitíssimo mais temível para o PS - então no poder - do que coligado com o PP na nova AD. E, tão convicto estava que rematou o artigo com algo como isto (cito de memória): "E quem não percebeu isto pode deixar de fazer política. Ou de escrever sobre ela". Nas eleições que se seguiram, se bem se lembram, o PS ficou à beira da maioria absoluta e o PSD levou um tareão. Curiosamente, o nosso Arquitecto nunca deixou de escrever sobre política...

4.12.04

Verdades do país profundo


É bem verdade. Posted by Hello

3.12.04

Acabará como começou?

O Pinto da Costa a contas com a justiça.
O Porto derrotado em casa pelo Beira-Mar, que não ganhava há 8 jogos.

Não é nada mau, não senhor!

Será que os papagaios perdem em casa com o clube-satélite nº 2 (o do Veiga)?

E, cereja em cima do bolo, o Sporting ganhará à Académica? Assim o Peseiro se deixasse de delírios (suspiro!)...

Um àparte: a esta hora o Cajuda deve estar a rebolar-se de gozo ao imaginar a cara do Miguel Sousa Tavares. Porquê? Por isto.

Pinto da Costa constituido arguido

Arguido não quer dizer culpado. Mas, no caso em apreço, que é um bom começo, lá isso é...

2.12.04

Marretada

No excelente blogue dos Marretas, um link para um sempre útil guia do sexo oral.

Bezerrices

Primeiro, aquela "casa" monumental do Polga. Depois, apercebermo-nos da equipa: Beto a trinco, Custódio de fora, Pedro Barbosa a titular. O resultado poderia ser outro? MAS PORQUE CARGA DE ÁGUA É QUE A BESTA(*) DO PESEIRO SE PÕE A INVENTAR?

(*) isto não pretende ser um insulto; como é sabido, um treinador de futebol tem apenas dois estados quânticos: bestial ou besta; limitei-me, por isso, a traduzir o actual estado quântico do treinador do Sporting;

1.12.04

Ele há coisas...

.... e não é que o ministro Henrique Chaves num dia diz que só não deitou o DVD dos papagaios pela janela por delicadeza, e no dia seguinte, ou dois dias depois, tanto faz, sai do governo?

Já estou mesmo a ver essa patusca figura que é o Luis Filipe Vieira a discursar, inflamado, numa qualquer Barraca do Benfica por esse país profundo afora, "NINGUÉM SE METE COM O BENFICA!!!", e a turba, os populares, em histeria, convencidos de que é mesmo verdade.

Aguardemos. Voltarei a isto assim que souber que aconteceu (não me admirava que já tivesse acontecido!)

Lindo!

Ontem era ouvir o Luis Delgado na Antena 1 e tentar adivinhar a carinha dele. Minha nossa, o que eu dava para que, nessa altura, o rádio me enviasse uma imagenzinha, uma!

Caiu de podre

Há quatro meses, fui dos poucos que defenderam a decisão do Jorge Sampaio. De facto, as únicas dúvidas que na altura poderiam existir residiam na pessoa indicada para Primeiro-Ministro, e não em questões institucionais. Por este último aspecto, havia objectivamente condições para se manter a estabilidade governativa.

Hoje, face a tudo o que se passou, acho que o Sampaio deu um golpe de mestre. Desarmou a coligação ao dar-lhe a oportunidade de governar, não convocando eleições. Deu ao Santana Lopes a hipótese de mostrar o que valia. Deixou o país inteiro - a parte que ainda não tinha percebido, entenda-se - perceber que Santana Lopes é uma desgraçada nulidade. Ficou a aguardar que a inevitabilidade acontecesse e que o governo caísse de podre. E deu ao PS a oportunidade única de ter uma maioria absoluta sem grande esforço.

Contrariamente a muitos comentadores, nunca achei que o Sampaio tenha querido levar este governo até 2006. Pelo contrário, sempre achei que o Sampaio estava à espera de uma oportunidade destas. O teor da sua comunicação ao país, na altura, revelava claramente essa intenção.

O que ninguém esperava é que este Governo (e, bem assim, o seu líder) fosse de tal modo mau que se auto-destruísse em apenas quatro meses. E, para além de todas as asneiras governamentais (crise dos professores, crise da Galp, caso Marcelo, SCUT's, os benefícios fiscais, o IRS-que-ora-desce-ora-já-não-desce-ora-já-volta-a-subir, as taxas moderadoras diferenciadas, etc), o Santana cometeu, em quatro meses, algumas proezas dignas de nota:
  • Chefiou o pior Governo desde o 25 de Abril (descontem-se aqui os Provisórios e seus devaneios revolucionários), assentando-lhe bem a carapuça de "pior PM" no mesmo período;
  • Conseguiu ter meio PSD (a metade de mais peso, eu diria) contra ele: Marcelo, Cavaco, Pacheco Pereira, Marques Mendes, Miguel Veiga, etc, etc:
  • Desfez o PSD, que tem pela frente uma bela travessia do deserto;
Espero que, desta vez, o povo português tenha memória. E que, nas urnas acabe de vez com a carreira política desta inenarrável figura política chamada Pedro Santana Lopes. Obrigado, Presidente! Faremos por acabar o que tão bem começou!