TASCA DA ESTAÇÃO

25.3.08

Sugestão alarve para acabar com a indisciplina nas escolas

Primeiro: câmaras de vigilância por todo o lado, incluindo nas salas de aulas

Segundo: contratar seguranças de discotecas desempregados, de preferência com cadastro; ex-criminosos da guerra dos Balcãs também serve;

Terceiro: montar centros de vigilância nas escolas, sendo os vigilantes os referidos no ponto anterior;

Quarto: dar carta branca aos citados vigilantes para irromper pela sala de aula ao menor sinal de indisciplina e espancar violentamente o infractor; se o mesmo for parar ao hospital, mandar a conta real para casa dos papás;

Quinto: expulsar o infractor do sistema de ensino, público ou privado;

Sexto: responsabilizar criminalmente os pais das criancinhas pelas selvajarias que as mesmas cometem;

A culpa dos pais

Um pai para uma professora (e isto é verdade): "O meu filho faz os trabalhos de casa SE QUISER!, que ele não é pau mandado de ninguém!"

Palavra de honra: um energúmeno destes enrabado a sangue-frio era pouco!!

Eu bem digo que há muito boa gente (muita, mesmo, arrisco-me a dizer uns milhões) neste país que precisava de um novo Salazar: não de um ditador daqueles à séria, maus como as cobras e capazes das piores atrocidades. Nada disso! O povão precisava era de um ditadorzeco da treta, tacanho, pequenino, de vistas curtas, rato de sacristia, que nunca tivesse ido mais longe que Badajoz, à imagem dessa gentinha que, sabe-se lá inspirada em quê, profere pérolas como a que cito no início deste post.

Agora, do que gente como esta não precisa, o que gente como esta não merece é, seguramente, democracia.

Ignorância Milionária

Criatura com ar tremendamente burro que, sabe-se lá como, conseguiu passar à fase final do Quem Quer ser Milionário:

  • Não sabia por que nome é conhecido o hino francês (era a primeira pergunta e a avantesma ia responder "A Marquesa"; no público houve quem escolhesse também "A Bolonhesa" e "A Portuguesa"! Speachless!!);
  • Segundo a própria, "arriscou" ao escolher Júpiter na resposta à questão sobre qual era o maior planeta do sistema solar; espalhou-se ao comprido quando tentou dizer a ordem dos planetas: Marte era o primeiro! Absolutamente hilariante!!
  • E acabou por se espalhar quando disse que o Mississipi era o rio mais próximo de NY

Burra que nem um pneu!!!!!!!

15.3.08

Anedotas

Depois de Santana Lopes, pensava-se que o PSD não poderia descer mais fundo. Afinal, parece que nos enganámos todos. Com Menezes, o PSD descerá ao mais baixo da sua história. Num dia, o líder diz que o PSD ainda não merece ser governo. Poucos dias depois, pede uma "maioria expressiva" (que pavor tem a nossa classe política do termo "maioria absoluta"!). Num dia, o líder garante que se chegar ao governo desmantela o estado em 6 meses (acho que a alarvidade foi tal que ninguém o levou a sério), noutro garante que não encerrará qualquer serviço público. Pelo meio, destrói o que resta da unidade do partido. E muda-lhe a cor, de laranja para um azul tipo CDS.

E o PS ri.

PS: coincidência ou não, o líder da bancada parlamentar é o Santana Lopes. Olha que dois...

De que têm medo os professores?

Só tem medo de ser avaliado quem sabe que, se for avaliado como deve ser, não passa. Imagino a quantidade de professores nessa situação. Se a amostra que a reportagem da RTP pudesse ser considerada representativa, seria uma catástrofe:

- Um que se referia à "conjectura" actual;
- Outra que dizia que "levava porrada" dos alunos;

Das duas, uma: ou estas duas criaturas são tão professores como o Emplastro (e, nesse caso, a representatividade dos professores na manif não seria tão grande como isso) ou, sendo, deveriam ser metidos na rua no instante seguinte. Isto, claro, se estivéssemos num país que se preocupasse com a qualidade do ensino.

Considerações à parte, importaria, também nesta classe profissional, separar o trigo do joio. A recusa da avaliação é nivelar por baixo, seguindo os propósitos, incompreensíveis para o comum dos mortais, dos sindicatos.

Mas numa coisa concordo: pôr professores a avaliar outros professores é perfeitamente idiota. O espírito corporativo encarregar-se-ia de demonstrar à Nação que 99,9% dos professores eram "excelentes", assim à moda das eleições do Iraque de Saddam. Os professores deveriam ser avaliados pelos dirigentes das escolas que, já agora, não deveriam ser professores, pois os professores são pagos para ensinar e não para brincar aos gestores. E deveriam poder ser promovidos por mérito e despedidos por incompetência, como qualquer trabalhador. E ter noção que ao topo da carreira só chegariam uns poucos, os melhores, como em qualquer empresa.

Mas pior que um mau sistema de avaliação é não ter sistema de avaliação. Portanto, que a Ministra se aguente firme. Se os professores não gostarem, não votem no PS nas próximas eleições legislativas. Isto é uma democracia, lembram-se? Não é Cuba nem a Venezuela.

Efe-uns a andar de lado

Bendita proibição do controlo de tracção...