TASCA DA ESTAÇÃO

23.2.08

Ingrid Betancourt

Faz hoje 6 (seis) anos que uma cidadã livre foi raptada e, desde aí, mantida em cativeiro. Sem ter cometido qualquer crime à luz da lei do país onde vivia, sem ter sido julgada, sem nada. Apenas porque um grupo de bandidos que alguns têm a distinta lata de designar por "combatentes da liberdade" assim decidiu. A essa gente que trata as FARC como se de pessoas de bem se tratasse (sim, o PCP, que incapaz de aceitar o que se passou no início dos 90, se agarra agora a grupelhos de bandidos e traficantes) repugna que um sindicalista tenha sido condenado por participar em manifestação ilegal, mas é-lhes totalmente indiferente que uma pessoa seja arbitrariamente raptada e mantida em cativeiro no meio de uma selva tropical durante 6 anos, em permanente movimento e sabe-se lá em que condições. Curiosa, a noção de liberdade que essa gente tem. Mas, a bem dizer, isso nem é surpresa.

Seis anos é muito tempo. Ingrid Betancourt nunca os recuperará. E, como ela, todos os outros, certamente menos mediáticos, que a acompanham na sua sorte. Gente livre que um dia foi privada dessa liberdade sabe-se lá porquê.

Os nossos "antifascistas", que tanto gostam de alardear o estatuto, como se isso os colocasse acima do comum dos mortais, deveriam pensar nisto. É que não os ouço falar disto.

Kosovo

Um país que não é, criado por bandidos e traficantes, de armas e carne branca, governado (...) por corruptos, supostas vítimas que têm as mãos tão sujas de sangue como Milosevic, é esta coisa cuja independência o mundo dito civilizado, com o inefável Bush à cabeça, se apressa a reconhecer. Louvem-se as excepções de Portugal e Espanha, esta última com todas as razões para estar preocupada. Se vulgares criminosos podem reclamar um país, não poderão terroristas fazê-lo também? Como negar então a independência às civilizadíssimas Catalunha e Galiza, se estas alguma vez a reclamarem à séria? E à Bretanha? E à Lombardia e restante norte de Itália? E à Córsega? E ao Alberto João (sim, por favor, dêem-lha!)?

Neste mundo havia um estado inviável: Timor-Leste. Agora prepara-se para haver outro, com uma diferença: aquela gente é de muito pior laia do que os desgraçados dos mauberes. Estes são perigosos. Aliás: desde que a Jugoslávia explodiu todos ficámos a saber que aquela gente não regula bem da tola, e que, embora mais calmos, os Balcãs estão colados com cuspo.

Mas que interessa isso a Bush y sus muchachos? Depois de 7 anos de desastre, não seria no oitavo que aquela gente se endireitaria.

Pobres dos sérvios, que estão há quase 20 anos a pagar por eles e pelos outros todos!

Mas o homem nunca mais morre?

No DE de hoje, leio que a inflação no Zimbabwe foi de 100.580,2%. Virgula dois, que não andamos aqui a brincar. Até porque o assunto é demasiado sério. Cem mil por cento de inflação? Não chego lá. Só sei que Mugabe é uma tragédia. E que o Zimbabwe estaria melhor com ele morto.

5.2.08

Com tranquilidade...

A lagartage afunda-se na classificação.

4.2.08

Evolução

Aos 20, Urso da Gardunha.

Aos 40, Cavalheiro Extraordinário.

Como evolução não está mal...

2.2.08

Espertezas

A Quercus recusa fazer parte da Comissão Ambiental da Secil-Outão, a acreditar em notícia de edição recente do Diário Económico.

Outra coisa não seria de esperar. Afinal, fazer parte da solução é coisa de que esta gente não quer sequer ouvir falar.