TASCA DA ESTAÇÃO

29.4.05

Eu acredito!

Posted by Hello
2-1 em casa já chegou para despachar o Feyenoord.

FORÇA, SPORTING!

O Tuga, o Charro e o Dubai

Que raio leva um gajo a ser tão atrasado mental para se pôr a fumar charros num país islâmico? É preciso ser-se mesmo estúpido! Que diabo, estava mesmo a pedi-las! É mesmo à Tuga, rai'sparta!

27.4.05

E eu a pensar que escrevia para gente normal...

Afinal, parece que não é bem assim! Agora, vou dar de comer aos monstrozinhos verdes que tenho ali dentro do roupeiro, senão passam a noite a picar-me os miolos. Até amanhã!

26.4.05

O crime compensa

Um grupo de energúmenos arvorados em detentores da verdade absoluta bloqueiam a entrada de uma fábrica durante não sei quantas horas, provocam os correspondentes prejuízos e no final são absolvidos por questões meramente processuais. E assim vai a nossa justiça. Quanto às acusações de consumo de madeira ilegal, a Greenpeace nada provou, como está bom de ver. Até quando temos que aturar essa corja de anormais?

25.4.05

Alarvidades

Um post particularmente imbecil, de onde eu não esperava que viesse. Deixei lá um comentário, se quiserem dar-se ao trabalho.

A Igreja em todo o seu esplendor

Por estes dias, a Igreja Católica de Timor entretém-se numa tentativa de rebelião contra o governo legitima e democraticamente eleito da jovem nação timorense. Tudo porque o governo resolveu acabar com a OBRIGATORIEDADE (assim mesmo, em maiúsculas e bold) das aulas de Religião e Moral. Se alguém não percebeu, eu repito, por outras palavras: o governo entendeu que deve deixar de ser OBRIGATÓRIO assistir às aulas de religião e moral. Por outras palavras ainda: quem quiser assistir às aulas de religião e moral pode fazê-lo exactamente como até aqui. A única diferença é que quem não o quiser fazer não é obrigado a fazê-lo.

Eu escrevo isto assim desta maneira porque nem quero acreditar no que se passa. A Igreja Católica de Timor RECUSA que o estado, de Direito Democrático (para que conste, já agora...), seja laico. Recusa, por isso, qualquer liberdade religiosa no território: a religião oficial será a católica, nem que para isso se derrube o governo.

Edificante. Eu sei que Timor não conta para nada, mas é uma questão de princípio. E, por isso. gostaria de ver Bento XVI colocar na ordem os tresloucados bispos timorenses. Porque se não o fizer, estará a ser conivente com aquela vergonha.

Até n'A Bola...

Que todos sabemos ser o jornal não oficial dos papagaios:

HÉLIO SANTOS (1)
Desempenho a rondar o minimalista, cheio de equívocos, sem sentido, árbitro colado à imagem sibilina do próprio jogo. Acompanhando a vertigem, Hélio Santos deve ter, por isso mesmo, caído dentro dela...

24.4.05

Exemplo de magnanimidade

Definitivamente, nós NÃO QUEREMOS ser campeões este ano. Nem o glorioso, mas a esse lá vão dando uns empurrõezinhos.

Ares irrespiráveis

Ontem o presidente do glorioso esteve na minha terra. Felizmente, mantive-me pela capital, longe, portanto, de ambientes pouco recomendáveis.

E a vítima é...

Ribeiro e Castro!

Benfiquista e do CDS. Que pior pode haver?

Há dois fins-de-semana que acordo assim...

Posted by Hello
A ver tudo pintado de preto filho-da-puta

O Cavallino está de volta!

Eu bem dizia para não lhe fazerem já o funeral. Hoje o Schumi e a Ferrari fizeram uma das melhores corridas que alguma vez lhes vi fazer. Paradoxalmente, não ganharam. Sair de 13º e acabar em 2º a 2 décimos do Alonso já é bom. Mas fantástico mesmo é estar em 10º antes do 1º reabastecimento e em 3º logo a seguir. Sim, 7 posições ganhas graças a mais uma magistral estratégia de corrida. Hoje, ninguém agarrava a Ferrari. O azar é que na F1, hoje, ultrapassar é mentira. E assim andou o Schumi 12 voltas a morder os calcanhares ao Alonso. Com um carro que dava um bigode ao Renault.

A vitória está próxima! E o campeonato está longe de estar perdido. Ou muito me engano, ou daqui para diante os adversários só vão conhecer o aspecto da frente do Ferrari quando estiverem para ser dobrados!!

Uma questão de prioridades

E se o Sócrates se preocupasse em governar, em vez de andar a convidar gente de má fama para visitar o país?

23.4.05

Nove e meio

Governo mantém 9,5 como nota mínima de acesso ao ensino superior. Há quem esteja contra. Eu sou um deles. Acho 9,5 um escândalo. Um aluno de 9,5 é um aluno medíocre, que não merece tirar um curso superior. A média devia ser de 14. É fácil lá chegar, no secundário. Facílimo. Basta fazer uma coisa: estudar. Incrível, não é? Olhar para os livros, trabalhar com um objectivo em vista, nem que para isso se prescinda de uma ou outra bebedeira e uma ou outra queca. Por mim, acho uma vergonha que se baixe o nível de exigência a este ponto. A universidade é para as elites*? Definitivamente, sim. Ou antes, deveria ser. E não para a cambada de inúteis que pululam por cursos tão ou mais inúteis que eles.

*não em termos financeiros, obviamente: um filho de um servente que estude e tenha média para entrar faz parte da elite. E, se for preciso, o estado deve financiá-lo

O cadafalso

Que é como quem diz, a presidência do CDS. Já estou com pena do próximo líder, ficará para sempre ligado ao estoiro final do partido.

20.4.05

O Papa não devia ser este...

... mas sim o Pinto da Costa (Pinto I). É que ao menos, havia putas grátis para todos...

E funciona (acho...)

Hoje consegui montar uma drive gravadora de DVD's. O mais espantoso é que parece que está tudo bem. Jumpers, cabos, cabinhos, software, tudo. É que a miúda dá cabo dos DVD's e, para não ter de comprar outros, sempre é melhor fazer cópias de segurança...

19.4.05

Citação muito a propósito

"Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente pelas mesmas razões"
(FRANCIS BANARD)

Os meus agradecimentos ao Nuno, por mais uma valiosa contribuição para a Tasca

Fumo Negro

O Conclave não tinha cardeal mais reaccionário para eleger, pelo que teve que se contentar com Joseph Ratzinger, um conservador entre os conservadores, que até agora diriga os destinos da Congregação para a Doutrina da Fé, que não é mais do que uma versão - necessariamente - soft do Santo Ofício. O obscurantismo vai, pois, continuar. Que lhes faça bom proveito!

15.4.05

Que a música não ecoe

Para certa esquerda, não interessa quanto a Casa da Música custou, desde que tenha sido feita. 60 milhões acima do orçamentado? Que interessa isso desde que a música ecoe e deslumbre os espíritos iluminados? É esta esquerda que continua a viver noutra dimensão: escandaliza-se quando se derruba uma árvore, mas está-se a borrifar que, para construir uma Casa da Música se gaste duas vezes e meia mais dinheiro que o orçamentado. Pois, a mim interessa-me. Pior: escandaliza-me. Se para que a música ecoe são precisos mais 60 milhões de euros, pois que a música não ecoe!

(ainda por cima o prazo ainda estoirou mais! Ao menos, no CCB a escandaleira foi só ao nível dos números)

Nuno Varandas

Uma notícia no Público Local sobre um jovem empresário encontrado morto, presumivelmente assassinado, o nome, a idade, o curso, uma pesquisa rápida na net e os piores receios confirmados.

Já não via o Nuno Varandas há alguns anos. Dele guardo a imagem de um tipo sempre com ar aluado, mas de uma simpatia cativante. Tratávamo-lo por caloiro, mesmo quando ele já ia bem adiantado no curso. Por vezes ia também às nossas jantaradas. Há um par de anos, ligou-me para o emprego, mas não deixou contacto.

Também, o que é que isso interessa agora? Merda para isto!

O sonho continua

Ontem houve magia em Alvalade, na noite em que ninguém se lembrou de Liedson, Hugo Viana ou Enakharire. Ontem não houve Elmanos nem Sadinos. Só Sporting, muito Sporting, mais Sporting do que alguma vez tinha havido nos últimos anos. Ia o resultado em 0-1 e eu já esquissava o texto para este post, que se intitularia "descer à terra". Que querem, sou um optimista incorrigível! Mas, afinal, continuaremos nas nuvens, pelo menos por mais uma semana. Até porque o AZ Alkmaar, por muito bom que seja, não é certamente o Inter de Matthäus, Brehme e Klinsmann que há 14 anos nos acabou com o sonho, por sinal acabando por ganhar a Taça desse ano de 1991. Chegar à final, de repente, tornou-se possível. Vamos lá, lagartage! Só falta um jogo fora!

14.4.05

Estoril: o Algarve aqui tão perto

Não contente em querer evitar jogar em casa com os patrões, a filial do Benfica na SuperLiga resolveu que jogaria no Estádio do Algarve. Magnânima colectividade o Estoril, que é o único a fazer um esforço para dar utilidade ao elefante branco. Está-se mesmo a ver quantos adeptos do Estoril irão ao Algarve, não é? Claro, não é preciso, toda a gente sabe que em Faro e Loulé moram milhares de fanáticos estorilistas. Em suma, não será o Estoril a jogar em casa, mas sim o Benfica. Ético, não é? Pois é. Está escrito nas estrelas que o glorioso será campeão mas, atendendo ao que (não) jogam, qualquer ajudinha é bem vinda. Senão o país entra novamente em recessão, agora que, com os papagaios na frente, até o FMI nos põe a crescer acima da média europeia.

Procura-se

O Governo deste país.

O Tripanário

A coisa finalmente foi inaugurada. O Porto está orgulhoso da sua obra. Aquilo é que deve ser o famoso Tripanário do Herman Enciclopédia, dado que era para estar pronto em 2001 mas só o ficou em 2005. Ora aqui está um monumento à capacidade empreendedora do pessoal do Norte, carago! Mais 1400 dias e mais 60 milhões de euros do que o previsto. Um mimo. E como reage o país a um escândalo destes? Está orgulhoso. Estão todos orgulhosos. Já querem classificar a coisa como património. Custou um balúrdio, andou tudo à estalada, ficou pronta 4 anos depois do Porto 2001, ainda não tem modelo de gestão definido (coitados, não tiveram tempo!!!), mas é um orgulho. Pois é. Menos para mim. Não gosto daquilo e acho obsceno 20 milhões de euros gastos naquele poliedro esquisito. Tenho dito.

11.4.05

Ganhar sem convencer

Por pouco não aproveitávamos a oportunidade. O Mota é um azelha de todo o tamanho, o Rochemback continua a não poder com o cu, o Hugo Viana andava às voltas e passava para trás, só o Liedson, como de costume, esteve à altura. E resolveu, devolvendo alguma esperança à lagartage. Eu, por mim, continuo céptico. Mas ontem fiquei contente.

Começou a palhaçada

Diz o DN que o Secretário do Papa garante ter testemunhado um milagre. João Paulo II terá curado um homem que tinha um tumor no cérebro. Isto em 1998. Então, porque carga de água só agora falou? Eu respondo: porque está a mentir com quantos dentes tem na boca, incluindo os postiços. Porque a Igreja precisa de santos, e Karol Wojtyla é o melhor santo que qualquer igreja pode ter. E, como para se ser santo é preciso fazer um milagre, inventa-se um. Já agora, a IURD e a Igreja Maná curam paralíticos todos os dias. Não percebo porque carga de água os seus pastores não hão-de ser santos. Afinal, fazem mais milagres do que João Paulo II.

9.4.05

Carlos e Camilla já estão casados

Só se estraga uma casa...

Eu? Eu nunca gostei do gajo!

Ouvi hoje, na Antena 1, uma Leonor Beleza profundamente preocupada em perceber como foi possível o cataclismo Santanista que atingiu o PSD. Confesso que fiquei tocado com tanta preocupação.

Mas eu gostaria de lembrar à malta laranja que o Santana Lopes não ascendeu à presidência do PSD manu militari. Ascendeu porque foi eleito em Conselho Nacional, depois de, salvo erro, em Congresso anterior, ter ficado como nº2 do partido. Ou seja, chegou ao topo porque os seus pares - com honrosas excepções - entenderam que ele era a melhor solução para o partido, após a fuga de Durão Barroso. Portanto, as razões do cataclismo Santanista estão bem fundo no interior do PSD e não adianta agora assobiar para o lado e dizer que nunca apoiaram esse malandro ("acentuar" o L).

É certo que, quando o barco vai ao fundo, os ratos são os primeiros a pisgar-se. O que não impede que seja um espectáculo muito feio de assistir.

Contra a corrente

Quase uma semana depois de morto, Wojtyla está, finalmente, enterrado. E, ao sétimo dia, o mundo descansou.

Talvez agora os que lhe reivindicam a canonização parem para pensar: em 27 anos de afastamento do espírito do Vaticano II e da "teologia da libertação", na promoção de entidades sinistras tipo Opus Dei e Congregação para a Doutrina da Fé (a do ultra-conservador Ratzinger, sucedâneo, apesar de tudo bem mais inofensivo, do Santo Ofício), no reforço do centralismo na figura do Papa, autoridade absoluta da Igreja, no absoluto contravapor a toda e qualquer tendência reformadora mas, principalmente, na condenação do uso do preservativo, numa altura em que a SIDA alastrava de forma galopante. A culpa pelo alastramento da SIDA não foi, como é óbvio, culpa de João Paulo II, mas é verdade que ele em nada contribuiu para o evitar. E, depois de ver os milhões que assistiram às suas exéquias, mais me convenço que ele, mais do que ninguém, tinha obrigação disso.

Afinal, parece que o Mourinho tinha razão

Afinal, parece que o Rijkaard pressionou mesmo o Frisk. Afinal, parece que o inimigo do futebol não é o Mourinho, mas um qualquer boche burocrata da UEFA. Será por isso que o Chelsea foi escandalosamente roubado no jogo em que cilindrou o Bayern, para os mais distraídos, um clube alemão?

"Canarinhos" querem receber "papagaios" no Jamor

Já agora, porque não na Luz? Sempre tinham mais gente... toda a pouca-vergonha entre o antigo e o actual clube do Veiga, aqui. Se isto pode ser decisivo para o campeonato? Ná...

6.4.05

Notas da blogoesfera

Falta de assunto ou simplesmente de imaginação, ou ainda por hoje estar a pôr a blogoesfera em dia, ficam aqui alguns links interessantes:

  • Sobre o Público a pagantes: no Abrupto, Barnabé, Blasfémias e Fora do Mundo. Eu estou com o mesmo problema. Não gosto do DN, mas acho que vou tentar habituar-me. Afinal, há sempre a esperança de que o Luís Delgado seja corrido. Há situações em que os assassinatos políticos se justificam. Em todo o caso, não sou obrigado a lê-lo. Quanto às crónicas do Miguel Sousa Tavares, sempre posso comprar a edição em papel. Como é à Sexta, dia de IP, mato dois coelhos de uma cajadada. E temos sempre a Ultima Hora para os linques.
  • Sobre o Estado que temos, que é tudo menos uma pessoa de bem. Dois magníficos posts (um e outro) no Jaquinzinhos (um deles tem um link que também vale a pena seguir);
  • Sobre o D.Sebastião do PSD, agora que acabou a novela com o D.Sebastião do PS, no Jumento;

5.4.05

Verde vivo, vermelho deslavado

Se a lagartage não se limitasse a jogar daquela maneira só em metade dos jogos, levava 20 pontos de avanço aos ceguinhos que se preparam para ser campeões sem saber ler nem escrever. Que desperdício!

Quanto à Ferrari, agora que tem um carro que anda, não tem um carro fiável. Mas calma: por favor, não lhes façam já o funeral, que ainda faltam 15 corridas...

Nota: os lampiões não são vermelhos, mas sim encarnados. É totalmente diferente.

O regresso da bela Shirley

Posted by Hello
Só não percebo porque diabo a banda que tem por figura principal uma mulher que tanspira sexualidade por todos os poros do corpo se há-de chamar Garbage. Lixo?

Almoço fálico (no mínimo)

Ontem almocei no restaurante "O Malápio", que fica, só podia ficar, na Picha, mesmo ao pé da Venda da Gaita. Comi febras grelhadas, não comecem já a fantasiar! E por 5,5 ?. Barata feira!

2.4.05

O Método Brejnev

Ainda a propósito dos métodos soviéticos sugeridos pelo BdE neste seu post, deixem-me dizer-vos que eu e mais alguns amigos desde há muito nos rimos com o chamado Método Brejnev. Para quem não sabe, Leonid Brejnev, antigo líder soviético, morreu algures nos anos 60. Como nessa altura a Guerra Fria decorria em pleno, o Politburo resolveu não anunciar a sua morte, substituindo-o por um boneco que, de tão aperfeiçoado que era, até o bafo exalava, bafo esse que era bem visível quando o boneco era exibido na tribuna sobre o mausoléu de Lenine, nos desfiles da Revolução de Outubro e do Primeiro de Maio. O boneco funcionou tão bem que a morte de Brejnev só foi anunciada em 1982, quando o boneco dava sinais evidentes de degradação. Os sucessores declarados de Brejnev (Yuri Andropov e Konstantin Tchernenko) eram também dummies de antigos dirigentes soviéticos, mortos havia anos. Contudo, nessa altura, o Império Soviético estava em irreversível declínio. E as inovações tecnológicas tentadas nesses novos dummies resultaram muito mal, daí que nenhum deles tenha durado muito: o dummy de Andropov avariou de vez em 1984 e o de Tchernenko no ano seguinte. Rendido, o Politburo, pela primeira vez em 20 anos, colocou um ser de carne e osso à frente da nação soviética. O resto é história.

Mas o Método Brejnev não desapareceu: tudo indica que o Vaticano o adoptou e aperfeiçoou.

TV's e igreja no seu melhor

A esta hora, e segundo a versão oficial, o Papa ainda está vivo. Desde há praticamente dois dias que a comunicação social segue com avidez mórbida as últimas horas de um velho doente. Certo, não é um velho doente qualquer. Mas a cobertura tem sido um perfeito exagero: morre, não morre, está consciente, não está consciente, vê cristo, toca em deus, está preparado, reage, não reage. Entrevista-se o bispo, o cardeal, o padre, o médico, a Aura Miguel. As pessoas têm curiosidade mórbida, definitivamente. As TV's limitam-se a seguir esse sentimento. Ad nauseam.

Nunca morri de amores por Karol Wojtyla (enquanto papa, está bom de ver). Tenho as minhas razões, as quais não vêm ao caso agora. Mas nos últimos dias só tenho visto um velho em sofrimento, a quem parecem não querer deixar morrer em paz e sossego. Sim: a máquina do vaticano, ao melhor estilo soviético (como bem lembrou o BdE), reserva-se o direito de dispor da vida do seu líder até quando lhe for possível, para anunciar a sua morte quando mais lhe convier.