TASCA DA ESTAÇÃO

31.7.05

Que país é este...

... que a menos de 6 meses das presidenciais ainda não tem candidatos assumidos? E cujos putativos candidatos presidenciais são políticos que saíram do activo há 10 anos?

Defeitos

Defeito regional: Futebol Clube do Porto;
Defeito nacional: Sport Lisboa e Benfica;

Coisas que ficaram por dizer nos últimos dias (II)

A demissão do Ministro das Finanças.

De todos os ministros, este era o que NÃO PODIA demitir-se. A demissão de Campos e Cunha só pode deixar-me preocupado. Porque traduz uma vitória dessa coisa sinistra que é o aparelho do PS. E do aparelho do PS só temos a recear o pior. E para o provar, aí estão os projectos faraónicos da Ota e do TGV, duas rigorosas inutilidades que vão custar milhões e milhões de euros, e que só servem para alimentar empreiteiros que depois financiam os partidos. O Ministro das Finanças opôs-se e ficou sem o tapete: caiu com estrondo. Venha agora outro mais dócil.

10 razões porque acho a Ota uma monumental asneira

  1. É uma data de massa, e se há coisa que nós estamos é tesos que nem uns carapaus;
  2. Fica a 40 km da cidade (Barajas, Heathrow, Orly ou CdG ficam bam mais perto e são bem maiores; Gatwick fica mais longe, mas destina-se a charters e low cost);
  3. Não temos transportes capazes para fazer o trajecto em tempo útil (a menos que a obra seja também financiada pela máfia dos taxistas do aeroporto, esses sim com muito a ganhar)...
  4. ... o que implica perder uma enormidade suplementar de tempo, a adicionar ao tempo que intrinsecamente se perde num aeroporto...
  5. ... o que, por sua vez, irá desencorajar o turismo associado aos negócios, que se baseia em estadias de curta duração;
  6. Implica a desactivação de um aeroporto que está muito longe de esgotar a sua capacidade;
  7. Existem alternativas para aeroporto secundário (para charters e low cost) ainda por cima muito mais perto de Lisboa, e que implicam um investimento muitíssimo inferior: Alverca, por exemplo;
  8. É uma obra que se vai fazer por questões políticas e não técnicas;
  9. Vai engordar os empreiteiros de construção civil, que retribuirão com generosos financiamentos aos partidos, neste caso ao PS;
  10. O Fernando Pinto não concorda, e ele deve ser a única pessoa neste país que percebe de aviação;

24.7.05

Importa-se de repetir?

Soares, candidato à presidência? Estão a gozar, não estão? O PS está assim tão desesperado?

Pelos vistos, está...

Eles

Eles têm dinheiro.
Eles andam em grandes carros.
Eles têm grandes casas.
Eles vestem roupa das melhores marcas.
Eles frequentam os melhores restaurantes.

Eles comem de boca aberta.

19.7.05

Coisas que ficaram por dizer nos últimos dias (I)

Comecemos pelos 70 % de chumbos nos exames de matemática do 9º ano. Mais uma razia, nada de novo no horizonte: os nossos meninos continuam a recusar-se a usar os neurónios que deus lhes deu, alguns aceito que por burrice pura e dura, mas a maioria porque não passam de uma cambada de coirões a quem todos, pais, professores e sistema - este em sentido lato, mas excluindo a vertente futeboleira, que é exclusiva do Dr. Dias da Cunha - vêm desde há 30 anos para cá aparando todos os golpes. Hoje em dia, se o menino se recusa a pensar, pois que não pense, pois logo o psicólogo e o sociólgo vêm alertar contra os mil perigos e traumas que advêm de obrigar o menino à desumana tarefa de fazer uma equação de 1º grau sem ajudas.

De há 30 anos para cá tem-se vindo a refinar uma cultura do facilitismo que culmina (salvo seja: ainda não acabou) nisto: chumbar a matemática tornou-se in. Para a maioria dos nossos alunos, a matemática não conta, desde o primeiro momento. Nem se dão ao trabalho. Por isso, deixo aqui uma sugestão: quem chumba a matemática chumba o ano (idem para português, evidentemente).

Porque a coisa não acaba aqui: como a nota do exame só valia 30%, houve 70%, sim, mas de aproveitamento, uma vez ponderadas as notas. O que indicia uma outra desgraça também ao nível do corpo docente.

P.S.: devo ter tido sorte: tive um excelente prof de matemática do 7º ao 12º. Pouco dado a teorias, despachava a parte teórica em 5 minutos e o resto do tempo era para exercícios. No exame do 12º tirei 18.

P.S.2: para provar que a catástrofe é total, vejam este formulário de ajuda ao exame de Química do 12º ano (clicar para ver em tamanho legível):
Isto seria risível se não fosse sério: é que o que está no formulário é o básico dos básicos dos básicos dos básicos. Qualquer pessoa que estuda química sabe aquilo de trás para a frente desde o 8º ou 9º ano. Que mais falta fazer-lhes: escarrapachar-lhes a tabuada? Ou simplesmente dispensá-los de estudar e passá-los administrativamente?

Semelhanças

Mais uma oportuna contribuição do Lézinho:


«Napoleão Bonaparte, durante suas batalhas usava sempre uma camisa de cor vermelha. Para ele era importante porque, se fosse ferido, na sua camisa vermelha não se notaria o sangue e os seus soldados não se preocupariam e também não deixariam de lutar. Toda uma prova de honra e valor.»


...Duzentos anos mais tarde, Sócrates usa sempre calças castanhas.

E que tal uma tournée em nome dos velhos tempos?

Estes justificariam uma ou mais noites ao relento para assegurar bilhete.

11.7.05

O Grunho

... é o título de um excelente texto de Clara Ferreira Alves, na "Única" desta semana. Uma subtil diferença nos separa: ela deseja a extinção da espécie. Eu pergunto "e não se pode exterminá-los?"

A ilusão de óptica

Afinal, o arrastão nunca existiu. Carcavelos era uma praia tranquila, na qual os veraneantes conviviam pacificamente, até um bando de polícias armados até aos dentes aparecer por lá sem que se saiba muito bem porquê e, mal chegados, desatar a carregar sobre os banhistas, mas apenas sobre os de cor, porque toda a gente sabe que a bófia é racista até ao tutano.

Pelos vistos, o BE acredita nesta versão. Que tudo não passou de uma monumental manipulação dos media. Eu cá também acho que os bófias e as armas que apareceram nas TV eram imagens virtuais, geradas por computador. Afinal, hoje em dia os computadores geram todo o género de imagens com um realismo impressionante, não é?

Ah: também já tenho a lista de prendas pronta para a enviar para o Pai Natal quanto antes. Os do Bloco deviam fazer o mesmo, senão não têm prendas no sapatinho.

R.I.P.

(este post não saiu antes porque o Blogger andou uns dias a asniar. Em todo o caso, fica o registo)

Sem comentários