TASCA DA ESTAÇÃO

28.9.06

Montalegre city

Anoitece, arrefece, as ruas ficam desertas. Delicioso, este frio, depois de um belo banho na piscina (coberta e aquecida, of course) do hotel. Gosto do frio do inverno. Não o de Lisboa, húmido e a entranhar-se até aos ossos. O do interior, seco, muito mais suportável. A 1000 m de altitude está perfeito.

Ainda por cima come-se bem: acabo de me alambazar com uma magnífica posta barrosã. Acompanhada por um bom Douro, é uma boa razão para adiar um pouco a hora do recolher. Aproveita-se para escrever algo aqui mesmo.

Para rematar, é bonita, a paisagem da barragem do Alto Rabagão, onde estive hoje e vou estar amanhã. É definitivamente melhor do que estar enfiado num escritório com ar condicionado. Mais arejado, a todos os níveis.

27.9.06

Tão magrinha e afinal...

Gravidez de Letizia abafa Cavaco

Bem, o gajo também não é propriamente gordo...

25.9.06

O Google News permite-nos saber coisas importantes

Como por exemplo, que, e cito, "O estado de do bispo emérito de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, Dom Francisco Austregésilo, de 82 anos, continua grave".

A sério??????

Um relatório confidencial dos serviços secretos dos EUA conclui que a guerra no Iraque contribuiu para aumentar a ameaça terrorista global ? noticiou ontem o jornal ?New York Times?.

Ou disfarça bem ou é mesmo macho

Princesa Letícia espera segundo filho em Maio

Tanta má lingua e afinal... o rapaz até consegue dar conta do recado. Bem, digo eu, que não ando propriamente a seguir de perto a vida sexual da princesa das Astúrias.

18.9.06

Um problema chamado Ratzinger

Esta questão tem duas partes.

Primeira: as afirmações de Ratzinger. Li algures um comentário sobre o facto de cardeal que chega a papa mudar de nome. E não é por acaso. Um cardeal pode ser professor, prefeito da Congregação da Fé ou de outra qualquer, secretário geral do Vaticano, patriarca ou nem isso. Mas não representa centenas de milhões de pessoas. Esse estatuto, só o Papa tem. E Papa é Papa, desde que é eleito até que abdica ou morre. Não deixa de ser Papa quando quer para voltar a sê-lo quando lhe dá jeito. E ser Papa é como ser chefe de estado. Aliás, é ser chefe de estado. Ora, um chefe de estado tem responsabilidades. Muitas. E não pode andar para aí com citações de textos que, no momento actual, são pura e simplesmente incendiárias (as citações, que o texto já tem uns bons séculos em cima). Nem pode dizer que quem as proferiu foi o cardeal, ou professor, ou seja lá o que for, para uma plateia de intelectuais. Não. Quem as proferiu foi o Papa, chefe da Igreja Católica Apostólica Romana. Pior: o texto citado não é exactamente brando para com Maomé e o Islão. Pior ainda: as coisas não andam muito bem com os muçulmanos. E não é de hoje. Pergunto: pode um Papa dar-se ao luxo de ser irresponsável a ponto de regar um fogo com gasolina? Pode um Papa alhear-se do facto de aquela situação poder ser descontextualizada e, daí, ser sujeita às mais diversas interpretações, até de quem não costuma ser exactamente razoável nestes e noutros assuntos? Poder, pode: já o fez. Mas não devia, e agora deve responder pelas consequências. Para já, apenas tivemos direito a desculpas esfarrapadas. Triste figura, a de Ratzinger.

Segundo: a resposta muçulmana. À irresponsabilidade de um respondem os outros destilando ódio e instigando à violência. Instigando e concretizando, incendiando igrejas e ameaçando tudo e todos. Lá vêm outra vez os gajos barbudos, de turbante e túnica, ameaçando o Ocidente de dedo em riste. Um é estúpido (prefiro pensar que é estúpido a pensar que citou aquele texto com intenção) e diz o que não deve, os outros às palavras respondem com a artilharia. Por estas e por outras é que, ainda assim, prefiro o Ratzinger a qualquer mullah.

17.9.06

O roubo

Por culpa própria, o Sporting ontem perdeu dois pontos. O terceiro foi roubado por um ladrão chamado João Ferreira, acompanhado por dois cúmplices.

Não, não falo só do golo marcado com a mão e que só o favelado que o marcou afirma ter sido legal. Falo do penalty sobre o Liedson já para o fim do jogo.

16.9.06

O Sol quando nasce NÃO É para todos

Nem o vi. Estava esgotado em todo o Fundão. Eu que já tenho o Traffic ia aproveitar para comprar o novo pasquim do arquitecto. Lá tive que me contentar com o outro.

A minha teoria da conspiração é melhor que a tua

Anda por aí muita gente histérica pelo facto de a RTP ter transmitido na 2: o documentário LooseChange. Uma heresia!, Um arrazoado de alarvidades!, dizem. Palavra de honra que não percebo onde está o incómodo. Será que o facto de um canal de televisão transmitir um documentário que pretende provar (será?) que o 11 de Setembro foi uma monumental conspiração do governo dos EUA faz automaticamente com que o 11 de Setembro tenha sido uma monumental conspiração do governo dos EUA? Ou que os espectadores que viram o documentário fiquem automaticamente convencidos disso? Serão as pessoas tão despidas de espírito crítico, de capacidade de pensar pela própria cabeça? Que incomoda essa gente? Querem que a RTP só passe documentários com a versão oficial do governo dos EUA, que essa é absoluta e dogmaticamente verdadeira? Será? Por exemplo, a hipótese do vôo 93, que se iria esborrachar em algum lado, provavelmente a Casa Branca, matando todos a bordo e logo se veria quantos em terra, ter sido abatido para evitar males maiores é menos credível do que uma inédita rebelião a bordo conduzida por alguns passageiros?

Cada um que pense o que quiser. LooseChange não me fez mudar de opinião, e não creio que tenha feito alguém mudar de opinião.

Curiosamente, estou disposto a apostar que esta gente que vitupera ESTA teoria da conspiração acredita piamente noutra: a de que o atentado contra João Paulo II em 1981 foi orqestrado pelo KGB e não obra isolada de um maluquinho chamado Ali Agca. Mas nessa altura estávamos em plena Guerra Fria, com Reagan ao ataque, e os comunas ateus são sempre bons candidatos a culpados de tudo quanto de mau existe no mundo.

Firefox rulezzzzz

Primeira experiência com o IE7. O editor do Blogger não funciona bem: só em HTML. Que saudades do Firefox!

14.9.06

Postos avançados do Outono

Ontem, em Montalegre: 8ºC à noite. Há sítios onde o frio já chegou.

Viram como se joga à bola?

Não ontem, é claro. Anteontem, no Alvalade XXI. Simplesmente o melhor jogo da lagartage dos últimos anos. Foram 80 minutos onde o Inter ficou reduzido à expressão mais simples. 80 minutos nossos, só nossos, sem dar a mínima hipótese de os outros (mencionemos alguns deles, a propósito: Toldo, Grosso, Crespo, Figo, Ibrahimovic, Vieira, Samuel, Adriano...) jogarem. E nos outros 10 minutos (os últimos) o jogo foi dividido, mas sempre controladinho.

O Sporting joga à séria. Perdoem-me a heresia, mas é à Mourinho: cada jogador sabe perfeitamente o que tem a fazer, a equipa funciona como um bloco e não há prima-donnas , a atitude é competitiva até mais não. O futebol não é bonito, mas é eficaz, principalmente do ponto de vista defensivo.

Um pouco mais de profundidade ofensiva e vamos longe.

12.9.06

Depois do Vieira...

... apanhado a escolher árbitros com o nosso major, agora foi a vez de divulgarem uma escuta que apanha o Veiga a pedir batatinhas (que mais poderia ser??) ao mesmo personagem.

Gente honrada, esta que dirige as papoilas saltitantes...

11.9.06

Ainda o 9/11

Hoje foi dia de lembrar as vítimas. Votemos os maus ao esquecimento nem que seja em apenas um dia por ano.

10.9.06

Mau maria...

Estou preocupado. Se o Benfica continua a levar tareões deste calibre, a dupla Vieira & Veiga ainda calça os patins ao Fernando Santos. Vamos lá a perder por um, minhas queridas papoilas saltitantes!

Sugestão

Alterar o petit nom do Petit de Pitbull para Boxer. É que os pitbulls mordem. Quem solta baba são os boxers. Embora, ao que conste, nenhum deles tenha por hábito encostar a cabeça à outrem e grunhir-lhe "pró caralho, filho da puta!". A baba escorreu nesse entrementes.

Um olhar diferente sobre o 11 de Setembro

Aqui, aqui ou aqui, uma monumental teoria da conspiração. Algumas questões interessantes são levantadas. Outras, parecem ser puro delírio.

Pela minha parte, desde há muito que a minha opinião diverge da versão oficial em dois dos ataques:
  • O que atingiu o Pentágono não foi um avião; este foi o site que me convenceu; agora foi convertido em livro - afinal, todos temos que ganhar dinheiro, não é? Mas vejam também aqui;
  • O vôo 93 (que se poderia supor dirigir-se para a Casa Branca) foi abatido - o heroísmo dos passageiros é história de Hollywood para não confrontar o povo com a crueza de uma decisão que, muito a frio, foi a mais correcta;
Daí até dizer-se que foi o Governo dos EUA o responsável pelos atentados vão anos-luz. Simplesmente recuso-me a admitir tamanha monstruosidade. Mas que há coisas que não batem certo, há.

6.9.06

A guerra no Líbano

De férias e também por manifesta falta de inspiração, não escrevi uma linha sobre um assunto sobre o qual tanto se escreveu e falou. Como a inspiração ainda não regressou, fica aqui um belo texto de um amigo meu, que reproduzo com a devida vénia (embora sem lhe pedir a autorização - que se lixe, também não o identifico), insuspeito esquerdista e com o qual já me peguei várias vezes, que resume quase na perfeição aquilo que penso sobre a guerra do Líbano em particular e o conflito israelo-árabe em geral:

Sem ser exaustivo, a luta pela posse de terra foi sempre o principal motivo de guerras, e esta não é diferente. Caguei se a faixa de Gaze ou pensos rápidos pertence aos descendentes de Ismael ou Isaac; se é dos filhos da escrava egípcia do Abraaaaaão (que parece que era boa como o milho) ou da velha carcaça da Sara. É arbitrário: quem tem maior poder de fogo fica com a terra. Foi sempre assim, e sempre assim será.
Os árabes, islamitas e persas não se conformam, e não assumem nem perante eles e muito menos perante os outros, que estragaram tudo o que lhes foi dado de bandeja: terras férteis, património cultural, recursos naturais tão abundantes que causam vertigens, etc.
O que é que fizeram com tudo isto? Nada. Regrediram: têm governos totalitários, sociedades tribalizadas onde direitos individuais não existem, a moralidade é teocrática e a imposição dela é inquisitorial. Vide Arábia Saudita e Irão, p.ex.
Há séculos que não se lhes conhece realizações tecnológicas, artísticas, filosóficas, civilizacionais.
Porquê o anti-semitismo, o ódio, a fúria destruidora e o desprezo pela vida humana? Simples: o mais antigo dos motivos, inveja. Os judeus fazem nascer laranjas no deserto, produziram dos maiores cientistas e artistas que já houve, têm uma sociedade moderna, democrática e tolerante, onde os transsexuais ganham festivais da Eurovisão e umas centenas de km a sul são condenados à morte, antes sequer de poderem atingir o estado -trans.
Claro que são uns filhos da puta. Mas não somos todos?

Livre arbítrio

O Presidente norte-americano admitiu hoje a existência de prisões secretas da CIA no estrangeiro, ao revelar que 14 importantes suspeitos de terrorismo sob custódia dos serviços secretos norte-americanos foram recentemente transferidos para a base de Guantánamo, a fim de serem julgados por tribunais de excepção.

Hoje a desculpa é o terrorismo, amanhã é o quê?

Gente ambiciosa

Empatar na Finlândia já é bom, diz o Scolari.

Só se for para ele. Mesmo tendo em conta que da última vez que jogámos com eles levámos quatro.

1.9.06

Na volta das férias

Foi-se um Deivid, veio um Alecsandro.

Em matéria de nomes, acho que ficámos em casa...