TASCA DA ESTAÇÃO

29.1.06

Jornal não oficial do Benfica - Edição de hoje

O Fim do Mundo

Convenhamos, ver a lagartage ganhar na Luz numa época tão penosa como esta já é um forte motivo para pensar que Cristo desceu à Terra. Cair um nevão na Figueira é a confirmação. Deve ser prenúncio do fim do Mundo.

28.1.06

ACABOU!

Três enfiados no rabinho das papoilas saltitantes. TOMA!!!!

Mau perder

Pensaram que eram favas contadas. Gostava de ver a tromba daquele saloio do Koeman...

Ai resolve, resolve!

Será possível? Terá Cristo descido à Terra? Três-a-um no ninho dos papagaios?

Agora é que vamos ver se há colinho...

Entrou Robert nos papagaios. Ou muito me engano ou vamos ter sessão de mergulho à entrada da área da lagartage...

Liedson resolverá?

2 a 1, golo de Liedson, mas ainda falta um quarto de hora. E a vizinha do lado a praticar no piano. Mas é melhor não barafustar. Afinal, posso estar a picar-lhe a internet...

Em stress

Merda do "jogo em directo". Ia morrendo do coração. Um a um. Vou mas é desligar esta merda.

A sina

Três jogos, três penalties estúpidos. Desta vez, a sorte acabou e o anão não falhou. Arriscamo-nos a perder na Luz. Afinal, nada que não se esperasse. Vou mas é jantar. Eu nem estou a ver o jogo, a merda da net é que estraga isto tudo.

A coerência de mister Ronald

Quando as papoilas saltitantes andavam na mó de baixo, o que nem foi há tanto tempo quanto isso, apenas dois meses, o seu treinador, com aquele arzinho de saloiinho coradinho que tanto o caracteriza, logo se apressou a vir a terreiro dizer que se passavam coisas muito estranhas no futebol português, referindo-se a arbitragens de jogos que o seu clube não ganhou. Fez isso duas ou três vezes, que eu tenha visto ou lido. Agora que os papagaios andam a ganhar jogos, a atitude mudou: de queixinhas passou a sobranceiro: os outros é que se queixam, e só se queixam quando não ganham, tinham mais era que jogar à bola. Será porventura assim. Mas já diz o ditado: quem tem telhados de vidro não atira pedras. Porque, se Cristo descer à terra hoje e o Sporting ganhar na Luz, aposto o jackpot do Euromilhões em como o bom do Ronald não se vai ficar.

Dúvida existencial

Será ético picar a rede wireless do vizinho? Será que a rede é do vizinho? Ora, seja de quem for, que o dono a encriptasse! Como não pretendo fazer downloads, acho que ele não se vai chatear.

23.1.06

Presidenciais - IV

Ah, e não, não estou doido: não fui votar Garcia Pereira. Não fui votar, ponto.

Presidenciais - III

Como gosto de teorias da conspiração, vou aqui desenvolver uma que, diga-se em abono da verdade, não fui eu quem inventei. Fui ouvindo e lendo, aqui e ali. Acrescento-lhe uns pós da minha lavra, e reza o seguinte:

Se o PS perdeu, Sócrates ganhou. E ganhou porquê? Porque Cavaco é o melhor presidente que Sócrates pode ter. Porque apoia as medidas duras que este governo está a tomar, porque gosta de estabilidade, porque não se atreverá a dissolver um governo apoiado por uma maioria de um só partido por dá-cá-aquela-palha.

Com Alegre, Sócrates teria um problema bicudo. Se quisesse privatizar as águas não podia, e quem diz isto diz o mesmo relativamente a outras medidas de carácter mais, digamos, liberal. Daí que, percebendo o erro em que iria cair, Sócrates tenha tirado o tapete a Alegre. Como Cavaco estava mais do que bem posicionado, não havendo por isso muita gente no PS disposta a queimar-se, Sócrates escolhe Soares. Porquê Soares? Talvez porque se Soares ganhasse todos elogiariam a sua jogada de mestre, e se perdesse era menos uma voz incómoda para ele.

Exactamente: com este gesto, Sócrates matou dois coelhos (tem piada, agora que escrevo isto, não sei se não matou um terceiro...) de uma só cajadada: arrumou Alegre e estraçalhou o que restava de soarismo. Não sei se se lembram quem foram os adversários de Sócrates no último congresso do PS. Isso mesmo: Manuel Alegre e João... Soares. Hoje, reduzidos, em termos de PS, à sua expressão mais simples.

Sócrates tem, pois, o caminho livre: para reinar, dividiu. Não hesitou em abalar seriamente o partido, sabendo que tem 3 anos e picos à sua frente para lamber as feridas e recolocar as coisas no lugar, na convicção que Cavaco não lhe fará contravapor. Até porque Cavaco corre sozinho e não pelo PSD.

Eu tenho poucas dúvidas: ontem, Sócrates votou Cavaco.

Presidenciais - II

VENCEDORES:

  • Cavaco: Porque ganhou, como diria La Palisse, e isso chega. Ao contrário do que propala a esquerda, não vem aí nenhum golpe de estado, palaciano, constitucional ou meramente imaginário. Cavaco ganhou porque o povo gosta dele. E o povo é quem mais ordena. Por muito que isso custe aos auto-proclamados guardiães do 25 de Abril.
  • Alegre: Porque concorreu sem apoio de nenhum partido e esmagou o candidato do "seu" PS. Só não conseguiu - e por pouco - ir a uma segunda volta que faria o sapo do PCP em 1986 parecer microscópico ao pé daquele que o PS teria que engolir se quisesse derrotar Cavaco. O seu movimento cívico, por muito que ele diga o contrário, deve acabar aqui, mas os méritos, pese embora alguns disparates ditos na campanha, ninguém lhos tira.

VENCIDOS:
  • Soares: Não percebeu que, politicamente, pertence ao Século XX. Foi humilhado e não tinha necessidade absolutamente nenhuma de se ter sujeitado a isto. Sai da política pela porta pequena, o que não deixa de ser triste.
  • Louçã: Perde votos relativamente ao que o BE conseguiu nas legislativas e a sua candidatura foi simplesmente inconsequente. No discurso de derrota foi de uma demagogia inacreditável. Uma triste figura, só superada pela de Ana Drago, que considerou a vitória de Cavaco "a vitória amarga de Marques Mendes e Ribeiro e Castro". Como se vê, o BE continua a dar lições de democracia e fair-play!
  • PS: o seu candidato levou um tareão. Depois da desgraça das legislativas, a humilhação das presidenciais. Tem 3 anos para lamber as feridas e recuperar. Vamos ver.

NA MESMA:
  • Jerónimo: com mais votos que as sondagens faziam adivinhar, parece ter estancado a sangria de votos do PC. Vai sobrevivendo e, ou muito me engano, ou o BE vai sofrer um bom bocado às mãos do PCP nos próximos anos.
  • Garcia Pereira: fez o seu papel de candidato algo patusco. Não podia, nem queria, aspirar a mais.

Não me esqueci de Sócrates. Merece post à parte.

Presidenciais - I

No seu 80º aniversário, Soares disse ao povo: "Basta".

No dia 22 de Janeiro de 2006, o povo disse a Soares: "Basta".

Será que é desta?

19.1.06

Foi você que chamou "falcão" a George W. Bush?

Pois enganou-se. O Chirac ou está gagá ou se passou de vez!

Promessa

Enquanto engulo mais um sapo ao ver o Paulo Assunção II, que é como quem diz o Adriano, a marcar dois golos à matador na estreia pelo Porto, prometo que actualizarei brevemente a lista de linques aqui à direita do estabelecimento.

O problema é que se fico muito tempo ao computador depois passo boa parte da noite às voltas com a Sónia. Portanto, ou começo cedo ou terá que ser ao fim-de-semana.

18.1.06

Eu sei que é na Bélgica, mas...

... porque diabo aquele que foi considerado o melhor jogador do campeonato belga foi banido da Selecção de Portugal?

Estarei a ficar doido?

Considerando que:
  1. Cavaco tem vindo a descer nas sondagens;
  2. A probabilidade de Cavaco não conseguir ser eleito à 1ª volta tem vindo a aumentar;
  3. Me daria um certo gozo que Cavaco, que se tem vindo a comportar como virtual vencedor, precisasse de ir a uma segunda volta, nem que fosse para apanhar um cagaço e ganhar um pouco de humildade;
  4. Me recuso a votar em Alegre, Soares, Jerónimo ou Louçã, por diferentes razões, todas elas porém, e na minha modesta perspectiva, igualmente válidas;
  5. Tanto se me dá qual dos três estarolas Cavaco, Alegre ou Soares venha a ser eleito presidente da república, pois acho que, também por diferentes razões, qualquer deles será bastante mauzinho;
  6. Só há mais um candidato além dos cinco acima nomeados, o qual, pese embora o seu discurso sem nexo e a sua atitude quixotesca, se pode considerar "fora do sistema", tendo admitido já que não lhe passa pela cabeça ser eleito;
  7. Segundo o Artigo 10º da Lei Eleitoral, só contam para efeitos de eleição os votos expressos;
Considerando tudo isto, estou a ponderar seriamente ir votar Garcia Pereira no próximo Domingo.

17.1.06

Coisa rara nos tempos que correm


Em tempos de silicone, botox, outras plásticas e muito Photoshop, é bom descobrirmos de quando em vez algo 100% natural. E de grande qualidade, já agora.

O Exterminador Implacável

Califórnia executa homem de 76 anos cego, surdo e confinado a uma cadeira de rodas.

Realmente, a criatura só gastava dinheiro dos contribuintes da Califórnia. Este Schwarzenegger é mesmo um duro. Quem disse que era só nos filmes? E que mais dá que o mau seja um Terminator de última geração ou um velho inválido e doente? Interessa é que no fim morram, não é assim? My fuckin' hero! God bless America!

Questões de sobrevivência

«o Rali Dakar é uma prova perigosa e agressiva que estimula a condução violenta fomentando uma opulência consumista frente à pobreza do terceiro mundo», dizem os Verdes de Espanha, que entregaram uma petição nas Cortes com vista a proibir a passagem do Dakar por território espanhol.

Claro que o facto de os pobres do terceiro mundo se acumularem nas estradas para ver o Dakar, o facto de a prova gerar receitas para os países por onde passa, isso, para esta gente não conta nada. São meras minudências. Até porque o desenvolvimento dos países do terceiro mundo, com Dakares mas, sobretudo, com a globalização (sim, GLOBALIZAÇÃO, BUUUUU!), faz com que este género de movimentos perca a razão de existir.

Alarvidades destas não passam, pois, de uma mera questão de sobrevivência.

14.1.06

Bem feito

Tribunal de Contas rejeita acusações de falta de independência. Pois é. Quem mandou o PS nomear um seu deputado e ex-ministro para a presidência do TC? Agora, aguentem-se.

Coincidências

O Alverca de Luís Filipe Vieira foi durante anos o clube satélite do Benfica. Quando subiu à I Liga deixou de o ser. Oficialmente, claro está. O que não impediu uma data de contratações de jogadores alverquenses de categoria duvidosa, tipo Amoreirinha e quejandos, já Luís Filipe Vieira era presidente... do Benfica. Tudo às claras, como está bom de ver.

Depois, vem o Estoril do Veiga. Segundo parece, o Veiga ainda é o accionista maioritário da SAD do Estoril. Se dúvidas ainda subsistiam sobre aquela palhaçada do ano passado, com aquele Estoril-Benfica no Estádio do Algarve, as mesmas ficaram totalmente dissipadas.

O que há de comum nestas duas histórias? É que a SAD do Alverca já acabou e a do Estoril vai seguir-lhe o caminho muito em breve.

E depois? Depois, morreram as vacas e ficaram os bois.

Diferenças

Tivessem os episódios de agressão entre jogadores acontecido no Sporting e não nas Papoilas Saltitantes e haveria de ser o bom e o bonito, todos os comentadores encartados e pára-quedistas vomitando sentenças, que aquilo é uma anarquia, que os dirigentes não mandam nada, que o treinador é um banana, que o balneário está esfrangalhado, etc. Como é nos papagaios, é considerado normal.

Por mim, vou esfregando as mãos: pela experiência recente no outro lado da 2ª Circular, a coisa vai acabar mal.

13.1.06

Estou resignado

O Cavaco vai ganhar. Nunca duvidei disso, mas também tentei nunca pensar muito nisso. Agora que o momento da verdade se aproxima, estou resignado. Não que ache que vem aí o fim do mundo, como o pregam os cinco tristes candidatos da esquerda. Simplesmente, acho o homem irritante e pacóvio. Parolinho, estão a ver, assim de ter (tido) uma vivenda chamada Mariani e comer bolo-rei (e sabe-se lá que mais) de boca aberta enquanto vai prestando declarações? Só isso, mais nada.

Mais vale tarde que nunca

Tenho a sensação que o Sampaio, com affaire da Galp e agora com esta história das escutas generalizadas (e, ao que parece, ilegais), fez mais este mês de Janeiro do que nos resto dos 10 anos de mandato.

6.1.06

6 meses depois

É bom voltar às jantaradas com os amigos!

Ainda por cima num bom restaurante (Luca), com um fantástico risotto com porcini e foie-gras fresco, com um vinho a condizer.

Tinha saudades, confesso.

4.1.06

Foi você que falou nas SCUTs?

Obrigado, Manuela (PSD) e Bagão (CDS), por esta herança que nos deixaram.

3.1.06

Cruzador ao fundo

Uma, duas, três postas a propósito das tristes cenas de ontem no aeroporto de Lisboa. Todas na mouche.

A melhor anedota de sempre sobre loiras

Via Blasfémias. Simplesmente, é difícil parar de rir.

O Presidente da República e a questão EDP

Fosse o Cavaco a intervir como o fez hoje o Sampaio e havia de ser o bom e o bonito. Como foi o Sampaio a intervir e não o Cavaco, os cinco candidatos de esquerda ficaram caladinhos que nem ratos. Elucidativo. Sem querer, ou não, Sampaio retirou o único argumento que restava aos cinco candidatos de esquerda: afinal, o PR existe e intervém quando entende que o deve fazer. Para corta-fitas bem bastou o outro.

2.1.06

Raça benfiquista

Bela demonstração hoje, no aeroporto da Portela. Luís Filipe Vieira, supostamente agredido no Brasil, chamou 6 jagunços para se vingarem do agressor. E, nas barbas da polícia e perante as câmaras de TV, um dos machos enfia, bem respaldado pelos outros 5, um estalo no dito-cujo. Nesse momento, tive uma visão de pavor: 6 milhões de tugas, o povão do povão, a rirem-se alarvemente enquanto lhes escorria um fio de baba pelo canto da boca, grunhindo qualquer coisa como "quem se mete com o glorioso, leva".