TASCA DA ESTAÇÃO

29.11.06

Flexisegurança

Palavrões deste género, regra geral, não auguram nada de bom. Mas é só uma impressão. Vejamos as coisas pelo lado positivo: pelo menos alguém quer agitar as águas ao nível da nossa legislação laboral, rígida e dirigida para proteger os medíocres. Só por isso, e sem saber ao certo se o que resultou na Dinamarca resultará em Portugal, acho que a questão deve ser discutida. Facto é que alguma coisa tem que mexer.

Adivinhem quem está desde já contra? Exacto: os suspeitos do costume. Por eles, tudo ficará na mesma. Até porque no dia em que as coisas correrem bem, deixarão de ter razão de existir.

24.11.06

Privatize-se o Estado!!

Com o nascimento da minha segunda filha, lá preenchi o papelinho da licença de 5 dias, pagos pela Segurança Social (SS para abreviar, mas, por favor, não confundir com as outras de triste memória). Moderno, o formulário permite ao utente indicar um NIB para que a SS proceda à transferência directa, o que, obviamente, fiz: lá meti o NIBezinho da minha continha à ordem.

Como não fui lá directamente, foi a patroa, que também tinha coisas a tratar e sempre podia levar o rebento mais novo com ela e, assim, ganhar prioridade no atendimento (importante que se diga nesta altura que 1-eu trabalho, ela agora não, e 2-os avós, que nos ficam com as criancinhas em caso de necessidade, estão a 300 km). Previdente, muni-a com o meu cartão de beneficiário e o BI, à cause des mouches.

Passado algum tempo, um telefonema da patroa: era preciso um comprovativo do NIB...

Eis o Estado no que tem de mais amigo das pessoas, a tentar impedi-las de se enganarem a elas próprias. Sim, não fosse EU, malandro, indicar um NIB de outrem, que receberia indevidamente o MEU dinheiro.

Moral da história:
  1. Mesmo que quisesse, não me conseguiria enganar a mim próprio;
  2. Vou receber um cheque em vez de uma transferência;
  3. O estado gasta mais dinheiro, e eu também;
  4. Todos perdemos mais tempo;
  5. A noção de responsabilidade individual não existe para o Estado: somos todos, por defeito, irresponsáveis, e cabe ao Estado zelar por nós para que não façamos disparates;
E não se pode privatizar esta merda toda?

21.11.06

Mau: sabe coisas e não as diz ao juiz?

Acusado de ter recebido indevidamente dinheiro na transferência de João Vieira Pinto para o Sporting, o ex-director-geral do Benfica, José Veiga, garantiu, esta terça-feira, em declarações à RTP1, que «ou o Sporting diz a verdade quanto aos mais de três milhões que desapareceram, ou, se não o fizer, terei de ser eu a revelar certas e determinadas coisas relativamente à transferência»

Esta conversa é recorrente. Já a ouvi de João Loureiro a Dias da Cunha, passando por muitos outros. Falam, falam, mas não dizem nada. Mais grave ainda: a ser verdade o que insinuam, andam a omitir factos, que podem ser relevantes, à Justiça. Então? Em que ficamos? Não há nenhum juiz que intime o Veiga a revelar as tais "certas e determinadas coisas"?

Como não acredito no Pai Natal...

... e na minha qualidade de sócio do Sporting e accionista da Sporting, SAD, sempre gostaria de saber porque carga de água o Sporting pagou (a quem, logo se verá), quase 5 milhões de euros por um jogador de quem se disse ter chegado "a custo zero". Custo zero só porque o clube de onde o jogador provinha não teve direito a receber um tusto? Um prémio de assinatura, ou comissão, ou lá o que seja, de cinco milhões de euros representa custo zero para o Sporting?

A estas questões é que o Sr. Luís Duque e demais elementos da estrutura directiva do Sporting à época dos acontecimentos deviam responder, em sede própria, obviamente, e não nos jornais, como quer o Veiga.

É que agora andamos a vender património quase ao desbarato para pagar prémios de assinatura (ou comissões, ou o que tenha sido) milionários, mais barretes tipo Kmet, Giménez, Carlos Miguel, Leandro e tantos outros, que custaram milhões e renderam tostões.

Ah, poiZé...

A desfaçatez do Veiga

Que terá dado um prazo ao Sporting para esclarecer o que se passou no já chamado "Caso João Pinto". Ora, que eu saiba, o Veiga não é juiz, e só um juiz pode intimar o Sporting a esclarecer o que quer que seja. O que, ao que se sabe, já aconteceu. Como ao Veiga, aliás. Só que quem foi constituído arguido, ficou com Termo de Identidade e Residência e pagou (como, não se sabe, pois consta que não tem dinheiro, nem bens) meio milhão de euros de caução foi o Veiga e não o Sporting, ou qualquer dos seus dirigentes.

Portanto, ou a cabala de que o Veiga se queixa é muito maior do que o próprio supõe, envolvendo inclusivamente o poder judiciário, ou o Veiga está a tentar esbracejar nas areias movediças onde caiu, tentando puxar para a praça pública um caso de polícia.

Quando se têm os tomates apertados...

... surge, invariavelmente, a tese da cabala, e dispara-se em todas as direcções, com a habitual tentativa de inversão do ónus da prova.

Mas o Veiga é esperto e sabe que isso às vezes resulta: atente-se no caso Fátima Felgueiras. Ao transformar uma mera questão (putativa, pelo menos para já) de desvio de dinheiros e fraude fiscal num confronto Benfica-Sporting, o Veiga sabe que todo o folclore mediático que se irá inevitavelmente criar (aliás, já está criado), com as consequentes fugas de informação, violações de segredo de justiça, etc, joga a seu favor.

Neste momento, temos a nação benfiquista disposta a dar a vida pelo Veiga, contra os malvados dos lagartos que montaram tão odiosa cabala. Coitados, nem lhes ocorre que o Veiga se demitiu na sequência de um arresto de bens que nada tem a ver com este caso, e que quando foi ouvido, ontem, já não era dirigente do Benfica.

Mas confirma-se o que já era uma certeza depois de Vale e Azevedo: os dirigentes desportivos são intocáveis. Quando deixam de o ser é que são elas...

20.11.06

Clube de gente impoluta - III

Veiga detido.

Ah, é verdade: o Veiga já não é das papoilas saltitantes. Cabeça a minha...

Ah, pronto!

Depois de ler isto, fico muito mais descansado. Todos nós sabemos quão céleres e eficazes são os nossos inquéritos.

Palavras para quê, é uma entidade portuguesa!

Lê-se e não se acredita. Mas parece que é verdade: na DGV, há condutores que nunca cometeram infracções (ou que nunca foram apanhados, o que, no caso em apreço, significa rigorosamente o mesmo) contemplados com infracções de outros que, por seu lado, se safam airosamente. Pior: desde 2003 que o problema é conhecido e ninguém mexe uma palha. Ou melhor, mexe: sacode a água do capote e passa a bola a outro.

Ao ler o artigo, fica-me a dúvida: aquilo acontece devido a um bug do programa ou um funcionário mal-intencionado e/ou corrupto (mera hipótese académica, pois não há funcionários públicos mal e/ou corruptos) pode faralhar o sistema para safar um amigo?

Se este fosse um país decente, o assunto era investigado, e alguém - que não os infelizes condutores a quem calhou a fava - pagaria por isso. Como este é o país que é, resta-nos rezar para que a dita fava nunca nos calhe.

19.11.06

Génio da bola



Ferenc Puskas
(1927-2006)

18.11.06

Ao menos, é gira



Farto de Damas-de-Ferro versão camafeu ando eu. Rima e é verdade.

Querem saber qual é o risco? É o de se estar a votar numa cara bonita e não num projecto político. Veremos. Entretanto, o Sarkozy que se cuide.

Uma eternidade, talvez?

Sucesso no Iraque «leva algum tempo»

Desiste, George. Perdeste.

Crime com castigo

Perpétua para soldado dos EUA que violou e matou família

Porque será que tenho a impressão que se fosse ao contrário (isto é, o soldado árabe e a família americana), o soldado seria promovido a herói nacional?

15.11.06

Na Oposição somos todos TÃÃÃÃÃÃÃO generosos!

OE 2007: PSD propõe reforço de 4 milhões de euros para PJ.

Quando chegamos ao Governo é que são elas...

Tudo serve para fazer gazeta às aulas

Professores iniciam vigília em frente a ministério

Iniciativa da Fenprof, claro.

Baby Boom?

Infarmed alerta para preservativos falsificados

Português de alto nível

Vieira vai tentar demover Veiga a não sair do Benfica

Das duas, uma:
  • Ou o tenta demover de sair;
  • Ou o tenta convencer a não sair;

Se eu fosse director de um jornal e um colaborador meu escrevesse uma bacorada deste calibre, juro que lhe calçava os patins na hora, recambiado para a 1ª classe, e com a obrigatoriedade suplementar de ter na ponta de língua essa aberração que responde pela sigla TLEBS (para quem não sabe, ver aqui do que se trata).

Clube de gente impoluta - II

Vieira não aceita demissão de José Veiga

Se pudesse, votava nele

Rudolph Giuliani lança campanha para as presidenciais de 2008.

Claro que ainda é cedo para deitar foguetes. Os republicanos são, em geral, um bom bocado mais à direita - veja-se a clique que actualmente ocupa o poder - e não é líquido que apoiem um personagem tipo Giuliani. Ainda por cima, consta que o tipo é sério, característica que os republicanos não consideram propriamente uma qualidade.

14.11.06

Clube de gente impoluta

Bens pessoais de José Veiga arrestados

Quo Vadis, Europa?

Artigo a ler com preocupação. A ânsia regulamentadora dos nossos burocratas instalados em Bruxelas começa a atingir dimensões que seriam ridículas, se não fossem preocupantes.

Entretidos com questões de lana caprina, vemos, todos contentes, a banda passar: EUA, China, Índia, etc. Gente que, ao contrário da clique de Bruxelas, não brinca em serviço, concorde-se ou não com o respectivo modus operandi.

Tem piada, eu acho precisamente o contrário

Jorge Sampaio prestou um "péssimo serviço ao País" ao demiti-lo, diz o Santana Lopes

O todo é melhor que as partes

Desde os Beatles, se não antes, que isso é evidente.

Joga m'nito é coisa do passado

Agora, já seleccionam toscos. Sei do que falo, jogou no Sporting e a técnica não era exactamente o seu forte.

12.11.06

Com tranquilidade

Assim seremos campeões

10.11.06

Claro!

Ao segundo dia a greve é maior

Quem não pode gozar 4 dias de fim-de-semana goza só 3... Afinal, sempre é melhor que nada!!!

Dejà-vu

Benfica: Luís Filipe Vieira quer 300 mil sócios em 2009

E demite-se se lá não chegar, como fez da outra vez?

Raça Benficista (assim, com c)

Via Blasfémias

...ao menos, mandarão mensagens de apoio, não?

Encontro em Portugal sem FARC e norte-coreanos.

Ora, isto é uma brecha importante na luta dos povos contra a opressão imperialista. Dois dos seus mais significativos estandartes, postos avançados das forças progressistas e socializantes, uma que tenta fazer da Colômbia um paraíso (no entrementes, entretém-se a raptar pessoas e a traficar droga), outra que fez da Coreia do Norte o éden para onde todos os mortais anseiam ir viver (e morrer à fome, mas eternamente agradecidos ao Querido Líder e seu imortal progenitor, o Grande Líder).

Assim se vê a natureza do PêCê...

Att: George W. Bush & Sua Clique

Never, never, never believe any war will be smooth and easy, or that anyone who embarks on the strange voyage can measure the tides and hurricanes he will encounter. The statesman who yields to war fever must realize that once the signal is given, he is no longer the master of policy but the slave of unforeseeable and uncontrollable events.

Sir Winston Churchill

160 mil melões

Estamos roidinhos de inveja

O Espião da Guerra Fria


Markus Wolf (1923-2006)

Fim-de-semana de 3 dias

"Dois dias pesam muito no bolso"

9.11.06

Greve da Função Pública

Fim-de-semana de 4 dias.

Aqui há dedo do Veiga...

A menos que achem mera coincidência o facto de o Sporting de Braga ter ficado sem treinador precisamente antes do jogo com o Benfica.

Tiro no porta-aviões



Falcão abatido.

7.11.06

Mais um para chatear o Bush

Daniel Ortega regressa à Presidência

Da Nicarágua, já agora. O Ollie North deve estar a espumar. Isto não deixa de me dar gozo, não só por causa de toda a história dos contras, mas também porque estes são inofensivos.

6.11.06

Não me diga!!!

Condenação de Saddam Hussein levanta preocupações sobre futuro do Iraque

Mais um mártir

Não é que o Saddam me mereça qualquer espécie de comiseração. É um traste e merece ser tratado como tal. É-me indiferente se passa o resto dos dias numa cela de 0,5x0,5 m, se é enforcado, esquartejado, cortado aos pedacinhos ou frito em óleo Fula (só seria contra se o lançassem às feras, por respeito aos direitos destas).

Mas este julgamento foi uma palhaçada e a sua apressada (e mais do que previsível) condenação à morte vai apenas contribuir para agravar as divisões no Iraque. Criar mártires nunca foi solução.

Pior: foi julgado e condenado apenas por um crime, que, embora hediondo, nem terá sido dos piores. E os outros? Os curdos, gaseados, os xiitas, esmagados quando os aliados os abandonaram à sua sorte em 1991, por exemplo. Ficam julgados com esta condenação? Crimes com castigo por procuração, novidade mundial.

Chamar "justo" a este julgamento é estar a gozar com o pagode. Julgamento justo seria no TPI e não num tribunal primário sedento de vingança. Os vencedores não podem - não conseguem - julgar justamente os vencidos, principalmente se tiverem sido atingidos por estes no passado.

3.11.06

Também não é preciso exagerar...

Britânicos acham Bush mais perigoso do que Kim Jong-il

É em alturas como esta que pensamentos medievais tomam conta de mim...

Homem detido depois de violar criança em directo na Internet.

O triunfo do Metal

Moonspell eleitos melhor banda pelo público.

Há 20 anos, ouvir Iron Maiden era considerado sintoma de marginalidade. O Metal era "música de drogados", "satânicos", "marginais", ou coisa pior. A minha mãe ficava horrorizada quando me via com aquelas t-shirts pretas dos Maiden ou dos Motörhead. Ou de cabelo comprido. Os meus amigos (boa parte deles...) não compreendiam como era possível gostar daquilo. E eu a dizer-lhes: um dia, isto vai estar no mainstream.

Demorou, mas a consagração está aí. E os Moonspell bem a merecem. Há muito que são a melhor banda portuguesa.

Deviam ser 30 (pelo menos)

Pai apanha 10 anos por excisar a filha

Devia também ser capado. A sangue-frio. Para ver se gostava. Mas ficarei contente se o meterem na ala dos sodomitas. Dez anos a apanhar no cu devem doer-lhe o suficiente.

Arredondamento, mas para cima

A ânsia regulamentadora de um governo que ainda não se conseguiu livrar de alguns tiques esquerdistas só podia dar nisto. Reclamou-se do arredondamento das taxas de juro, quando este variava de banco para banco, permitindo ao consumidor escolher a solução mais vantajosa. Agora, o Estado impôs regras que iriam eliminar este lucro "imoral" dos bancos. Esqueceram-se, porém, de um pormenorzinho: o spread, instrumento que os bancos utilizam de forma perfeitamente discricionária. Assim sendo, perde-se no arredondamento, compensa-se no spread. Os clientes não ficarão a pagar menos nos contratos que estabelecerem a partir de hoje, provavelmente ficarão é a pagar mais, mas ficam contentes porque 1), não se apercebem que o spread é maior e 2), o arredondamento é à milesimazinha.

A medida só é vantajosa para os clientes actuais (e mesmo assim, vamos ver o que os bancos vão fazer: é que eles só lidam com dinheiro, são especialistas nisso...). É uma medida eficaz a curto prazo e totalmente ineficaz a médio e longo prazo. Do ponto de vista dos clientes, claro. Os bancos, esses, agradecem mais esta benesse.