TASCA DA ESTAÇÃO

29.5.05

Trastes acumulados (para largar a bola e passar ao défice)

Nestes últimos longos dias de chumbo muita coisa ficou por dizer:

  • Perdido o campeonato na Luz, por culpa do Peseiro (que armou a equipa para jogar para o empate), pela primeira vez saí ao intervalo de um jogo em Alvalade, farto da vergonha que estava a ser o jogo com o Nacional. Pese embora a inestimável colaboração do árbitro na construção do resultado, o certo é que os jogadores do Sporting estavam algures que não ali. Foi uma vergonha colectiva e uma atitude de péssimos profissionais. No final, a ajuda da Académica podia ter dado o acesso directo à Liga dos Campeões, se aquela cambada de miseráveis tivesse feito a respectiva obrigação;
  • Quando ouvi a constituição da equipa antes da final da Taça UEFA fiz 2 ou 3 telefonemas para amigos vaticinando o triste resultado que se adivinhava. Culpa do Peseiro mais uma vez: porque diabo resolveu ele inventar num jogo decisivo? Porque diabo fez o Pedro Barbosa jogar dois jogos inteirinhos seguidos, ele que mal aguenta meio jogo? Porquê? Fora isto, mais um frango do Ricardo (aquele primeiro golo do CSKA é de anedota!) e o azar daquele instante decisivo (bola no poste, perdida incrível que dava o 2-2, equipa parada a lamentar-se e os russos a fazerem o 1-3), em contraponto à sorte de Alkmaar;
  • Polga recusa-se a jogar, Liedson trai o universo sportinguista frente ao Guimarães, Douala recusa-se a cumprimentar o treinador quando é substituído; é para todos claros que Peseiro não tem mão nos jogadores e que, por isso, não tem condições para continuar. Carlos Freitas percebeu isso, mas teve azar: foi ele quem saiu; para o ano, adivinha-se, pois, mais do mesmo;
  • Depois de Simão e Quaresma, agora é Hugo Viana quem se prepara para ir para o Benfica ou FC Porto; se fosse o Hugo Viana deste final de época, no problemo; mas se for, como vai ser, o verdadeiro Hugo Viana, ainda hei-de ver as cabeças de Dias da Cunha e Paulo de Andrade espetadas em dois paus ladeando a 10-A;
  • Os unanimismos são maus: o Sporting parece um regime de partido único e está a apodrecer; ideias novas, precisam-se, sem que isso signifique forçosamente um desvio à política de rigor orçamental; a mim, basta-me que, para além de gestão, percebam de futebol!!!
  • Por falar em unanimismos, pior pesadelo do que o Filipe Soares Franco na presidência do Sporting não deve haver!!!
  • Roma não paga aos traidores: Liedson que vá e não volte; é um grande jogador e se o Sporting acabou em terceiro e a discutir o título quase até ao fim a ele lho deve; mas Liedson mostrou ser um mau profissional: não lhe perdoo o que fez contra o Guimarães, porque tenho a certeza de que ele o fez de propósito, para não defrontar o Benfica, jogo que se adivinhava - e foi - perfeitamente decisivo; portanto, obrigado e adeus.
PS: não me admirava que, em Dezembro (já nem digo antes) Liedson regressasse a Portugal, ali ao outro lado da 2ª Circular. A ver vamos. Já li alguma coisa nesse sentido.

Foi você que pediu...

... uma dobradinha? Foi você que tirou os cachecóis do glorioso do fundo do baú e os exibe à exaustão? Foi você que nesta última semana andou com o rei na barriga (ainda mais do que o habitual)?

Se foi, bem-vindo de volta ao Planeta Terra e à equipa de ceguinhos que é o Benfica. Nem com o colinho aos 4 minutos lá foram, não jogaram ponta de corno e perderam bem.

Ainda me interrogo como é possível Sporting e Porto terem feito pior...

No Jobs for the Boys...

... my ass!!

As duas últimas pérolas:
  • Fernando Gomes na Galp;
  • Nuno Cardoso nas AdP;
Foi você, militante do PS, que se escandalizou com a nomeação de Celeste Cardona para a administração da CGD?

PS: o caso de Nuno Cardoso até é menos escandaloso, porque ele foi bastante tempo presidente das Águas do Douro e Paiva, pelo que a esta hora sempre se pode dizer que ele é capaz de perceber alguma coisa de águas. O que eu não percebo é porque é que se exonera uma administração presidida por alguém que é do métier (Poças Martins), operação essa que custa meio milhão de euros. Não me consta que Pedro Serra seja melhor que Poças Martins. Já este foi bem melhor que um pára-quedista chamado Luís Machado, para quem uma ETAR éigual a uma Auto-Estrada, e que andou a hipotecar o futuro das águas deste país.

24.5.05

Ainda não recuperei

... de uma semana horrenda.

Prometo que volto em breve. Agora que a profecia escrita nas estrelas se cumpriu pela mão de homens (de apito e outros), é tempo de acordar para o défice.

15.5.05

Posts agoirentos

5 vitórias, 2 empates, 1 derrota, de 22 de Março;

Verde vivo, vermelho deslavado, de 5 de Abril;

Estoril: o Algarve aqui tão perto, de 14 de Abril;

Liedson resolveu... estragar a festa, de 10 de Maio;

Caso? Mas qual caso?

Só o Dias Ferreira, o Rui Santos e o CAA é que defendem que o autogolo-com-penas-de-peru do Ricardo foi precedido de falta do Luisão. 3 pessoas num universo de 10 milhões que, até ver, inclui treinador, jogadores e administração da Sporting SAD, se é que isso interessa para alguma coisa.

Então, porque carga de água é que TODA a comunicação social televisionada se refere ao lance do golo como "O CASO DO JOGO"? É ou não é querer deitar gasolina para a fogueira?

Se dúvidas restavam sobre a quota-parte das nossas TV's no regabofe que é o nosso pontapé-na-chincha, acho que este fim-de-semana elas ficaram dissipadas.

P.S.: não tenho ideia de que o braço seja considerado parte integrante do peito. Mas para o Sr. Paulo Costa, pelos vistos, é. Eu se fosse lampião tinha cuidado. É que o apito está agora muito esbatido e eles estão de volta.

Outro...

Projecto turístico terá sido aprovado quatro dias após legislativas.

Acabou hoje

Posted by Hello

Vou ter saudades. Pelo menos até comprar os DVD.

Esta noite foi de festa rija...

... no Bairro 6 de Maio, na Cova da Moura, Curraleira, demais bairros da lata, praça de táxis do Aeroporto e outros locais mal frequentados.

Quem joga para o empate...

... FODE-SE!

E aquilo não é falta: é mas é um monumental peru do Ricardo.

14.5.05

Às vezes têm azar

E, já agora, se os street racers não passam de uma cambada de assassinos, aqueles que vão assistir às corridas são umas bestas quadradas que estão mesmo a pedi-las. E, às vezes, levam-nas mesmo.

Por isso não tenho propriamente pena dos que morreram em Palmela, aqui há algum tempo, atingidos pelo carro de um desses selvagens (um linque, para os mais esquecidos). É que ninguém os mandou ir para ali. Foram de livre vontade. Tiveram azar, pois foi. Olha, não tivessem ido.

Street Racing

Morto no acidente na Vasco da Gama era passageiro de carro envolvido na alegada corrida.

Fixe. Menos um. Pena não terem ficado lá todos.

13.5.05

Bocas da padralhada

Um padre, cujo nome não interessa para nada, disse qualquer coisa como isto: "Matar uma criança no seio materno é mais violento que matar uma criança de cinco anos."

Juro que já tinha lido e ouvido muita alarvidade vinda da padralhada. Mas esta foi directa para o nº1 do top.

Não haverá por aí um criminoso de guerra sérvio desempregado que queira matar saudades dos velhos tempos?

11.5.05

O pântano

Assim de raspão, enquanto metia a loiça do jantar na máquina, pareceu-me ouvir que o Francisco Assis será o candidato do PS à Câmara do Porto. Espreitando a TV pareceu-me ouvir o dito senhor criticar o Rui Rio por não dar o devido destaque ao Futebol Clube do Porto. Mas porque será que o Futebol Clube do Porto tem que ser arma de arremesso eleitoral? Porque será que, quando tanto se fala na promiscuidade entre o futebol e a política, o candidato do partido do Governo insiste em aprofundar a dita? É o regresso em força do pântano. O PS está nas suas sete quintas.

O crime de Benavente

Há uns anos, havia uma área com 4.000 sobreiros ali para os lados de Benavente. Há uns anos, o Grupo Espírito Santo quis lá fazer um empreendimento que implicava o seu abate. Imaginam-se moradias de luxo, campos de golfe e quejandos. Coisa de dinheiro, muito dinheiro. Um pequeno pormenor obstava ao negócio: a merda dos sobreiros são uma espécie protegida e, portanto, não podiam ser abatidos assim sem mais nem ontem. Excepto, espera aí!, se o projecto fosse classificado como "de utilidade pública". Perante a tamanha evidência que se adivinha, o Ministro da Agricultura da altura (para que conste, de seu nome Duarte Silva) tratou de conceder o referido estatuto. E os sobreiros começaram a vir abaixo. Quando o governo de Guterres conseguiu parar a coisa, já 1.400 (mil e quatrocentas) árvores tinham sido abatidas.

Mas aquela malta do GES não é de desistir facilmente. Deixou-os poisar e, no mandato daquela coisa a que chamram Governo de Santana Lopes, voltou à carga. E, a 4 (quatro) dias do fim do mandato, três ministros-três! (Ambiente - Nobre Guedes, Turismo - Telmo Correia e Agricultura - Costa Neves) assinam um despacho decretando (leiam sem rir, ou chorar, ou espumar) a "imprescindível utilidade pública do projecto".

A coisa voltou - felizmente - a parar. Novamente com um governo PS. Tarde demais para 950 árvores. Já só restam, pois, 2650. Um terço já foi e não volta. Está-se mesmo a ver como a coisa vai acabar: é que água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

Eu gostaria de perceber que utilidade pública pode ter um empreendimento turístico, seja do GES seja de quem for. Utilidade tem uma AutoEuropa, não um conjunto de casas, hotéis, restaurantes e campos de golfe que empregam meia dúzia de gatos-pingados. Pois, eu sei que sou um ingénuo. Aquilo foi, isso sim, mais uma negociata à portuguesa, em que alguém se encheu (ou ia encher) de papel, às custas do nosso património natural. Mais do mesmo, enfim: de Norte a Sul, o país está pejado dos resultados desses negócios, uns maiores, outros menores, mas sempre com o mesmo resultado.

Mas parece que desta vez a coisa deu para o torto. E que bom seria que este caso fosse tratado de forma exemplar! Mas, lá estou eu outra vez a sonhar...

P.S.: eu, que tantas vezes aqui me atiro à Quercus como gato a bofe, tenho que destacar o seu papel na denúncia desta selvajaria autorizada por decreto governamental.

10.5.05

Mexer num ninho de víboras

É o que faz o Marques Mendes por estes dias, lutando para varrer do mapa autárquico criaturas como Isaltino Morais ou Valentim Loureiro. Lutando, não tanto contra os próprios, mas sobretudo, o que é mais grave, contra as estruturas locais do partido, nomeadamente no caso de Gondomar. Com efeito, não são as atitudes de Isaltino ou de Valentim que surpreendem: o contrário, isso sim, é que seria de fazer cair o queixo. O que surpreende (a mim, que sou um ingénuo) é a atitude das distritais e concelhias, pactuando com situações destas.

Para mim, é muito simples: os homens são arguidos em processos criminais e, por isso, não têm condições de se candidatar a cargos públicos. É uma questão de princípio. Ou, no caso, de falta dele.

É preciso ter tomates. É que o PSD arrisca-se a perder aquelas duas câmaras (já para não falar de Lisboa, mas aí acho que o Carmona tem mais hipóteses que teria o Calimero) e, por conseguinte, a presidência das Juntas Metropolitanas de Lisboa e Porto. Seria mais fácil olhar para o lado: de certeza que o aparelho agradecia, se não aplaudisse. Assim, se perder, fica em maus lençóis. Mas, de certeza, de consciência limpa. Chapeau.

P.S: Gostava de ver o Sócrates ter atitude semelhante. É que lixo autárquico abunda também por aquelas bandas. Oh, se abunda!

Prometo...

... que não escrevo mais posts sobre bola até Sábado que vem.

... e sobre F1, creio que vou fazer um ano sabático. Fosga-se, que desgraça!

Já agora...

Porque é que quando o Benfica ganha com um penalty inexistente manda aquele tipo pequenino que joga com o nº 20 dizer que "se o árbitro assinalou é porque foi penalty", e quando perde num jogo em que ficou um penalty a seu favor por assinalar vem o seu presidente dizer que "andam a fazer tudo para que o Benfica não seja campeão?". Ó sr. Luis Filipe Vieira, pelo raciocínio do seu jogador, se o árbitro não assinalou é porque não foi penalty! Ou o raciocínio só se aplicam para os penalties mal assinalados a favor do glorioso?

A homenagem mais bonita

Ao Jorge Perestrelo, hoje em Alvalade. Um estádio inteiro de pé a aplaudir durante longos minutos. Foi de arrepiar a espinha de cima a baixo. Fantástico. E merecido. Acho que ele teria gostado.

Liedson resolveu... estragar a festa

Sim, e fez de propósito. Ou isso ou é mais estúpido que uma galinha, que deve ser o animal mais estúpido à face da Terra. Porque é preciso ser-se muito estúpido para chutar aquela bola para as nuvens com o jogo já parado e com um gajo como o Benquerença a apitar (que é como quem diz que, mesmo que o facto de a bola já estar fora não devesse dar direito a punição - e confesso que não sei se deve ou não). E, como não acho que o Liedson seja tão estúpido quanto isso, só posso concluir que fez de propósito. Porquê? Ele lá saberá.

Hoje foram mais 90 minutos a sofrer. Porque a equipa está espremida até ao tutano, porque está tudo de rastos, porque o Polga está um perfeito desastre, porque o Liedson já só corre e pouco ou nada marca. Devo ter passado a última meia hora de pé, à espera que o gajo vestido de preto (e a quem me recuso chamar "árbitro", porque o Collina não merece ter tamanha abestunta entre os seus pares) acabasse o jogo.

Fora isto, o Olegário confirmou que é um... um coiso de merda: aquele penalty não assinalado sobre o Liedson é de bradar aos céus! No estádio fiquei com a certeza (foi MESMO à minha frente), na TV mais não fiz que confirmá-lo. O liner esteve ao mesmo nível. Na 1ª parte foram não sei quantos off-sides contra o Sporting, na 2ª NEM UM contra o Guimarães. O nível dos nossos árbitros é de facto uma vergonha. Não se trata aqui de levantar suspeitas. Trata-se de dizer que são MAUS, MUITO MAUS. MAUS DEMAIS PARA SER VERDADE. TODOS ELES.

Bem, mas o que interessa é que vamos à frente, que ganhámos 4-1 ao Newcastle e 3-0 ao Braga sem o Liedson, que só faz falta quem está, e que temos equipa para ganhar ao Benfica na Luz.

FORÇA, SPORTING!

8.5.05

8 de Maio de 1945

Posted by Hello

A Vitória foi há 60 anos.

7.5.05

A ressaca

Não dormi ponta de corno. Quem é que conseguia dormir depois daquelas duas horas e tal com a tensão a níveis que é melhor nem saber ao certo?

Tivemos sorte. Pois tivemos. Mas a sorte procura-se. O Sporting acreditou até ao fim, e teve o prémio merecido, por muito sádico que isso tenha sido para os holandeses. Mas enfim, antes eles que nós (aqui para nós, se aquilo tinha sido ao contrário, não sei se estaria hoje aqui para escrever isto; no mínimo, estava com uma depressão bem profunda).

Mas, para não dizer só bem, que convém descer à Terra rapidamente:
  • O Polga está um desastre: o canto de que resulta o 1º golo do AZ resulta de um atraso estúpido para o Ricardo, e no 3ª golo deixa-se antecipar;
  • Os golos nasceram todos de erros: o 1º foi a asneira do Polga, mais as falhas de marcação na sequência do canto, o 2º de um passe idiota do Tello e de uma perda estúpida e displicente do Rochemback, o 3º de um inacreditável canto cedido (de calcanhar!!!) pelo Rui Jorge, mais a falha do Polga;
  • A substituição do Douala pelo Tello revelou medo e falta de ambição. Íamo-nos lixando. Além disso, o Tello não jogou nada de jeito. Mas, como marcou muitíssimo bem o último canto, está perdoado.
Mas há que dizer bem (também, e sobretudo):
  • Aquela defesa do Ricardo àquela bola em arco, julgo que já no prolongamento, é doutra galáxia.
  • O Miguel Garcia fez o melhor jogo desde que está na equipa principal do Sporting. E não foi pelo golo que o digo. Fechou bem o flanco e atacou imenso. Com o Rogério lesionado e todo roto, é uma bela notícia.
  • Conseguiremos segurar o Moutinho além desta temporada? Já é o melhor jogador do Sporting...
  • ... junto com o Liedson. O levezinho não só marcou um golo à ponta de lança como correu, jogou, lutou, fintou, desmarcou e desmarcou-se, cansava só de o ver.
  • O Pedro Barbosa é homem destes jogos. Aqueles pézinhos voltaram a deslumbrar quem viu o jogo. Um génio. Tivesse mais garra e teria sido maior que o Figo. Isso mesmo: que o Figo.
Agora, venha o CSKA. Mas cuidado: eles estão em plena época, provavelmente no pico de forma. E a experiência do Euro 2004 deve levar-nos a não deitar foguetes antes da festa.

MAS EU ACREDITO! AI NÃO, QUE NÃO ACREDITO!

FORÇA, SPORTING!

P.S.: um grandecíssimo balde de merda para o Co Adriaanse mais as suas insinuações imbecis a propósito do golo do Miguel Garcia. Se realmente vem para o Porto, tenho a certeza de que não terá os problemas de adaptação do Del Neri.

A vida fez-lhe uma "revienga"

Morreu o Jorge Perestrelo. Vou ter saudades do "comigo... ripa na rapaqueca!" e das suas outras tiradas, pejadas de termos crioulos. Era um exagerado, mas tinha graça.

À sua memória!

5.5.05

Agora, venham os russos!!!

Posted by Hello
O sonho continua. A final está garantida. Agora, é preciso ganhar ao CSKA. EU ACREDITO!

FORÇA SPORTING!

2.5.05

O dia seguinte

Como prometido:

  1. A lagartage ganhou, e ganhou bem. O Pinilla enganou-se e espero que continue enganado por mais algum tempo. O Braga reclamou um penalty, mas o que eu vi foi o Wender a sentir a mão do Tello na camisola e a atirar-se para o chão. Lá por ter passado com o Jardel na antiga Luz há 3 anos não quer dizer que passe sempre. Quanto às contas do título, são fáceis: se e só se ganharmos os 3 jogos seremos campeões. Portanto, toca a jogar à bola!
  2. O escândalo continua. Desta vez a vítima foi o Belém, que viu ser-lhe marcado um penalty a propósito de uma suposta falta que eleva o encosto sofrido pelo Jardel no tal Benfica-Sporting à dimensão da cuzada que o Schumacher enfiou no Battiston no já longínquo Espanha-82. Quanto ao pretenso penalty sobre a menina Alice, foi do género do do Wender: aquele puxão não fazia cair nem uma criancinha de 3 anos, quanto mais um coirão daqueles! O árbitro estava certamente distraído: é que está escrito nas estrelas, e sabe-se lá mais onde que o Benfica tem que ser campeão este ano. Como sozinhos não conseguem, há que ajudá-los.
  3. Para não se ficar a chorar, o Porto também ganha com um golo obtido de forma escandalosamente irregular: o McSoco está claramente adiantado quando o Postiga remata. Quanto ao golo anulado, é bem anulado, pois os 2 jogadores do Porto, embora não tocando na bola, tiram claramente visibilidade ao guarda-redes do Marítimo, interferindo pois na jogada. E o penalty não é penalty: a falta começa fora da área.
Agora, venha mas é o Alkmaar: a tarefa é dura, mas está longe de ser impossível. FORÇA, SPORTING!

Bola

Estive fora todo o fim de semana e não tenho SportTV. Os resumos da TVI passam às quinhentas. Como amanhã tenho, felizmente, de ir trabalhar cedo, pus a gravar. Por isso, só amanhã falo do fim de semana futebolístico. Mas dá-me a sensação de que não basta jogar à bola para se ser campeão.

1.5.05

30 de Abril de 2005

Posted by Hello
Fez agora 60 anos que Adolf Hitler se suicidou, pondo fim à loucura iniciada 12 anos antes. Convém lembrar estas datas, porque o que este homem fez não pode ser esquecido. Esquecer Hitler e os nazis pode ser muito perigoso. Ainda que lembrá-lo vá alimentando a imaginação de alguns indivíduos com funções cerebrais reduzidas. Paciência: se nos lembrarmos, conseguiremos evitar que esses indivíduos se multipliquem.