TASCA DA ESTAÇÃO

31.1.05

... ora agora empato eu...

Foi um daqueles jogos em que a bola parece testemunha de jeová: bate, bate, mas não entra. A lagartage nem jogou mal, períodos houve em que joigou bem... e ao segundo remate, o Jorginho apanha o Ricardo adiantado aí uns 300 metros e zás!, chapéu. E só empatámos de autogolo! O Liedson, à sua conta, falhou 3 golos feitos. Para terminar, 3 perguntas ao Sr. Peseiro:
  • Porque carga de água o Enakharire não é titular? O homem é uma parede, por ali não passa nem bola nem jogador, destila classe. Gostava de saber porque tem o Beto estatuto de intocável...
  • Porque diabo jogou o pastelão-mor do Pedro Barbosa, apenas o pior jogador em campo, os 90 minutos, quando aos 5 estava na cara que devia ser o primeiro a sair?
  • Porque raios saiu o Sá Pinto, que era o gajo que mais corria ali dentro?

29.1.05

Soluções para o Défice - III

Tenho lido por aí umas ideias de uns iluminados, e que basicamente consistem em excluir da contabilidade do défice certas e determinadas despesas. Despesas de investimento, por exemplo. Ora, aqui está um ovo de colombo. Obrigado, PCP e BE!!!! Mas, deixem-me fazer como os espanhóis: copiar a ideia e fazer melhor ou, pelo menos, mais barato. Ora, a minha solução para o défice é a seguinte: toda e qualquer despesa, independentemente da sua natureza, deixará de contar para o défice; não havendo despesas, não pode, tecnicamente, haver défice; mais: as receitas, mesmo as actuais, chegarão e sobrarão para criar um fabuloso superavit, que nos guindará num ápice ao pelotão da frente da Europa.
Com esta, estou garantido: não deve haver incompatibilidade entre gerir uma tasca e ser ministro das finanças!! É melhor ir tratando do cartão de boy para evitar percalços de última hora...

Smashing Pumpkins

Posted by Hello
Já passam quase cinco anos desde que um crime de lesa-rock aconteceu: os Pumpkins são hoje uma saudade. Ao Billy Corgan, com o cabelo, foi-se o juízo. Azar o nosso.

60 anos depois

Posted by Hello
Vale a pena olhar para este artigo e mais este. São dois olhares do presente, sobre a herança do Holocausto. Os olhares do passado, esses, continuam a atingir-nos com a força de um camartelo, por muitos anos que passem, e por muito que grupúsculos de seres descerebrados aos quais me recuso a atribuir a condição humana se esforcem por demonstrar a sua inexistência. Dos olhares do passado já muito se escreveu, e muito se continuará a escrever, para que esses olhares nunca sejam esquecidos. Mas este post chama a atenção para duas situações diversas: a herança dos habitantes da actual Oswieczim, que carregam o estigma de viverem na cidade que já se chamou Auschwitz, e o aproveitamento, nem sempre correcto, que Israel tem feito do Holocausto. Gente que paga por ter nascido na cidade errada, como se tivesse culpa do que sucedeu há 60 anos, e gente que, invocando a toda a hora a barbárie que se abateu sobre o seu povo, se esquece de aplicar as lições que daí deveria ter tirado.

NUNCA MAIS

Posted by Hello

28.1.05

A Cabala contra o Calimero

Este estabelecimento sabe de fonte segura que as sondagens mais recentes são, se facto, uma megafraude, levada a cabo por uma misteriosa organização ultra-secreta liderada por essa sinistra figura conhecida como cigarette-smoking man. A Tasca sabe que o misterioso personagem é o testa de ferro do Império Cylon que, uma vez derrotada a última battlestar, Galactica, junto da estrela Vega, se prepara para invadir a Terra. Ao contrário das tretas que se vêm nos filmes americanos, desta vez a invasão terá início em Portugal, uma vez que os Cylons não são estúpidos e sabem bem onde podem aterrar sem serem incomodados.
A primeira fase da invasão consiste em criar as condições necessárias para que a mesma tenha lugar. Condição sine qua non é o PSD não ser governo. Isto porque o Império Cylon, por via de uma réplica quase perfeita do António José Seguro, conseguiu convencer o PS de que tem a solução para o défice. Daí que, com o PS no poder, os Cylons possam ser recebidos como autênticos salvadores da pátria. Para mostrar a sua boa vontade, o Imperious Leader Cylon desembarcará com um cachecol do Benfica ao pescoço, a fim de grangear a simpatia de 6 milhões de analfabetos, funcionais e de facto. Consta pela sala dos fundos da Tasca que o actual presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso é, de facto, uma réplica Cylon do verdadeiro, que se suicidou quando se deu conta que ia ser primeiro-ministro. Acontece que, há alguns meses, uma avaria num dos sofisticados processadores do replicant fez com que o dito se pisgasse para Bruxelas, obrigando à aplicação do Plano B.
Fonte segura e fidedigna confidenciou-me, depois de virar 2 litros de branco traçado, acompanhados com duas sandes de bacalhau, que os próximos passos do plano passam pela conquista da simpatia da América. Assim, graças ao empenho pessoal do renegado Baltar, Donald Rumsfeld e Paul Wolfowitz já foram arregimentados para a causa Cylon. Convencer Bush é muito simples: até Agosto, o Irão será varrido do mapa. Depois, o Império Cylon propagandeará a grandeza dos valores morais da Grande Nação Americana, apoiando-a na destruição da Coreia do Norte e Síria. Nessa altura, Bush já terá sido convencido de que o Imperious Leader é a incarnação de Cristo na Terra e ceder-lhe-á o comando. Estará assim aberto o caminho para a vitória final do Império Cylon e para a destruição da última tribo da raça humana.

PORTUGUÊS: TENS O PODER DE IMPEDIR ISTO TUDO! AJUDA A DESMASCARAR DESTA CABALA MONSTRUOSA! VOTA NO SANTANA LOPES, O ILUMINADO!, O PROFETA!, O RESISTENTE!, O NOSSO QUERIDO LÍDER!!!

O (outro) extraterrestre

Leva 10 pontos de avanço ao 2º (Arsenal);
Já jogou 5 vezes esta época contra o Manchester United: ganhou 3, empatou duas;
Já está na final da Taça da Liga Inglesa;
Está na Liga dos Campeões;
Está na Taça de Inglaterra;
Chama-se José Mourinho, e é o melhor treinador do mundo.

Papagaios com sorte

Não, não fiquem a pensar que só escrevo sobre a lagartage quando a lagartage ganha. Não escrevi mais cedo porque vinha num avião à hora do jogo e já cheguei tarde a casa. Simpaticamente, o comandante ia-nos mantendo informados do andamento do resultado. Sobre o jogo, já ouvi e li que foi do melhor que se viu nos últimos anos. Acredito. Os golos, já os vi, foram bons. O Paíto enganou-se, a rata ao cepo do Luisão, esteio da defesa do escrete, é monumental. O Nuno Gomes anda a imitar o Liedson (a falta que dá origem ao 1-0 não existe), o Liedson marcou em off-side. O João Pereira é um puto estúpido, que ainda tem que aprender a jogar à bola. O António Costa é um mau árbitro, o que já toda a gente sabia. Resumindo, there could be only one, ganhou o que teve mais sorte. Pena que tenham sido os papagaios.

24.1.05

O extraterrestre

Schumi foi de férias em meados de Outubro.
Schumi esteve de férias até agora.
Nesse tempo descansou e jogou à bola nuns joguitos de beneficiência.
Não pegou num volante de fórmula 1.
Schumi regressou esta semana às pistas.
Pegou no carro e fez o melhor tempo.
No segundo abaixo do resto da maralha.
Para que não haja dúvidas.
Se é que alguma vez houve.

MidLife crisis

Qualquer homem de meia idade devia ler este post do João Pereira Coutinho (atenção, o link é para a homepage: para que não haja dúvidas, o texto chama-se "Heidegger na malhação"). Está simplesmente portentoso. O homem pode ser mais à direita que o Paulo Portas e o Manuel Monteiro somados, mas escreve bestialmente bem. E, nesta blogoesfera, isso é o mais importante.

23.1.05

Olé Sá Pinto, olé!

Acho que os golaços do Sá Pinto me cortaram um bocado o azedume... mas o que é que querem, o camarada Chico Anacleto irrita-me cumó caraças!!

A intolerável intolerância da esquerda caviar

Estava eu outro dia almoçando uma magnífica açorda de sável na Lúria, quando vejo no rodapé do Telejornal da SIC a magnífica tirada do Louçã retirando o direito ao Paulo Portas de se pronunciar sobre o direito à vida por nunca ter gerado uma vida. Até me ia ficando uma espinha entalada na garganta (ficou-se pela gengiva...). Que fique claro: defendo a despenalização do aborto. No entanto, recuso-me a alinhar pela cartilha do Bloco de Esquerda (aliás, recuso-ma a alinhar por qualquer cartilha, sobre esta matéria ou qualquer outra), reveladora de intolerância inquisitorial, tantas vezes já revelada, mas nunca tão claramente como agora. Ficámos todos a saber que, se o BE mandasse - felizmente, não manda, e desde já aqui afirmo, a quem me quiser ler, que prefiro mil vezes uma maioria absoluta do PS do que uma coligação PS-BE -, quem não tem filhos não poderia ter opinião sobre o aborto. Façamos um pequeno exercício de extrapolação: quem não tem filhos, não pode (também) falar sobre educação; quem nunca foi à tropa não pode falar sobre defesa; quem é virgem não pode pronunciar-se sobre o uso do preservativo; quem nunca estudou economia, não pode pronunciar-se sobre o défice; quem nunca governou um país não pode criticar quem o governa; quem não conduz não pode falar sobre as SCUTS; quem é saudável não pode falar sobre as listas de espera; quem é hetero não pode falar sobre casamentos gay; etc, etc, etc.

Por estas e por outras é que outro dia, em animado jantar, quatro manos - entre os quais eu - concluíam já pouco ou nada ter a ver com a esquerda: nem com a tradicional (incarnada pelo defunto PCP) nem com esta gauche caviar do BE, hipócrita, reaccionária e profundamente intolerante para quem não alinha pela sua cartilha. É um bocado como o Bush: quem não está connosco, está contra nós.

Ah: e adorei ver o Daniel Oliveira defender a voz do dono. Felizmente, existe mais Barnabé para além do Daniel Oliveira.

Ora agora perdes tu...

Com 5 titulares de fora, nada de bom se augura para os lados de Alvalade. A nossa sorte é que os papagaios, em cada 3 jogos que fazem, passeiam a sua classe em 2 deles...

Ele existe!

Sim, o PS tem programa de Governo. COmo seria de esperar, descansa-nos: votar PS resolve todos os nossos problemas. Há problemas com o défice? Não faz mal, mudam-se as regras de cálculo. Além disso, no final da legislatura nem sequer haverá défice!! Nem excesso de funcionários públicos! Teremos o Aeroporto da OTA e o TGV totalmente lançados, e todos os adolescentes-trabalhadores regressarão (presume-se que cantando e rindo) à escola. E mais um sem-número de felizes acontecimentos que, indubitavelmente, nos colocarão na vanguarda da Europa. Já agora, poderiam fazer a gentileza de nos explicar tim-tim-por-tim-tim COMO é que vão proceder para alcançar tamanho desiderato?

Fora isto, este programa mostra a quem quer ver que o PS é tudo menos um partido de esquerda. Não que eu me importe com isso - muito pelo contrário -, mas convém clarificar as coisas. Tirando a rábula das Águas de Portugal ou o fim dos Hospitais, SA, a maior parte das medidas (vejam o resumo aqui) são típicas daquilo que se convencionou chamar "direita". Dois exemplos: indexar a idade de reforma à esperança média de vida (esta última tende a aumentar, logo...) e a entrada dos privados nos regimes de protecção social.

Resumindo, muita conversa, muito boas intenções, mas, ou muito me engano ou ninguém faz ideia de como as por em prática. Logo, não há motivo para eu alterar o meu sentido de "voto".

21.1.05

Monumento

Posted by Hello

Esta foi a foto vencedora do concurso de fotógrafos amadores da Photo. Nem consigo imaginar porquê... Só sei que a imagem que no meu cérebro (ia escrever "cabeça", mas depois arrependi-me) se forma sempre que penso na palavra "perfeição" mudou desde que vi a revista num escaparate do Relay do Aeroporto do Porto. Deus existe? Se calhar, sim...

Nota de rodapé: a modelo chama-se Jirina Malukova. Juro que não estou a brincar...

E o Pintinho a rir-se...

... com mais uma "aliança" Sporting-Benfica. A mim, só me apetece chorar, ver os dirigentes do meu clube metidos com aquela gente. E a alinharem pelo discurso deles. Acho que o Viagra está a dar cabo da cabeça ao Dias da Cunha.

P.S.: Sugestão para a Pfizer colocar na bula: "Pode provocar incompatibilidade com o exercício de cargos de dirigismo desportivo".

Voto útil

Quanto mais se aproxima o dia das eleições, menos sei em quem vou votar. Cada dia que passa vejo um deserto cada vez maior. Um vazio total de ideias, de visão estratégica, de tudo o que não seja reciclagem de políticos bafientos e comprovadamente inúteis, de tudo o que não seja assegurar jobs for the boys, velhos boys e novos boys, que disso são as jotinhas inesgotável maná. Tudo o que eu vejo é um abismo à frente e o país a olhar para três-ant'ontem enquanto dá largos passos na sua direcção.

Não pensando em votar nos grupúsculos que só formalmente podem ser chamados de partidos, excluo desde logo o CDS, o BE e o PCP, com os quais, por razões de diversa índole, de todo não me identifico. Depois, PSD nem pensar, pois Santana Lopes nem pensar. Resta o PS. Eu confesso: chegou a passar-me pela cabeça votar PS (ai, estou tão arrependido, tão arrependido, vou auto-flagelar-me, vou, sim, prometo, e prometo também que tais pensamentos não voltarão a passar-me pela cabeça, tá bem?). Gostei do Sócrates enquanto ministro do Ambiente, principalmente na questão das águas e da co-incineração e, pese embora o estilo irritante da personagem, achei (já disse que estou arrependido, porra!) que poderia dar um primeiro-ministro minimamente sofrível. Claro que me enganei redondamente. Bastou ele ter começado a abrir a boca na pré-campanha: ele é dizer hoje precisamente o contrário do que dizia há uns meses (benefícios fiscais e GNR no Iraque, por exemplo), ele é comportar-se como se já estivesse eleito, ele é dizer exactamente o contrário do que diz Santana Lopes, mesmo que isso colida com posições anteriormente assumidas, ele é entrar pelo jogo da baixa política (a não aceitação das desculpas do Santana é atitude abaixo de cão). Resumindo e concluindo, José Sócrates conseguiu, nestes últimos dias, abrir-me os olhos.

Restam-me, pois, duas alternativas: votar em branco ou abster-me. Acho que prefiro esta última, por muito que isso custe aos puristas da democracia. É que a percentagem dos "brancos" é residual, tão residual que vem sempre em conjunto com a dos "nulos", enquanto que a da abstenção anda pelos 2 dígitos, coisa que, à partida, só PS e PSD vão conseguir. Provavelmente, vai ser esta a minha forma de voto útil.

O regresso...

... do meu colunista favorito. Por sinal, com um artigo fracote. A obsessão anti-Bush não deve ser levada ao extremo(*). Senão acaba nisto ou, pior, no Farenheit 9/11. Que seca de filme. A vários parsecs do Bowling for Columbine.

(*) também não é preciso lamber-lhe as botas, como fez o director do Público...

17.1.05

Uma frase particularmente mortífera...

... a de Constança Cunha e Sá na penúltima "Sábado": a propósito das próximas eleições, a constatação de que iremos escolher "entre nada e coisa nenhuma".

Chapeau!

Autopromoção - A Tasca em papel

A Tasca teve hoje honras de... Destak (para quem ler isto antes de terça, aqui vai o link - pág.8). Os meus agradecimentos à Rita e aos responsáveis do jornal pela luz que fizeram incidir sobre este reles estabelecimento. Amanhã logo vejo se o sitemeter acusa algum movimento fora do vulgar. Sempre dá para ver quantos jornais é que chegam às casas, ao fim do dia. De qualquer maneira, fiquei com a sensação de estar a ser lido por mais gente do que a nano-audiência do costume.

Reflexões da jornada

  • Se a Madeira fosse independente, o Sporting tinha perdido menos 6 pontos; além de que o problema do défice seria bem menos premente;
  • O Sporting, sem o Rochemback, não ganha um jogo; idem sem o Liedson, o Custódio ou o Carlos Martins; porque o banco é mais desértico que o Kalahari;
  • A defesa do Sporting é ainda pior que a do Benfica: mas só porque o Argel nem sempre jogou...
  • Para os lampiões que ainda estão nas nuvens com o golo do Mantorras, é bom lembrá-los que contra o Boavista até o Pinilla marcou um golo;
  • Se o Braga do lamuriento Prof. Jesualdo tem ganho ao Moreirense, era o "campeão da primeira volta", o que quer que isso signifique;
  • A capa d'A Bola de hoje bem podia ser confundida com a do Jornal do Benfica; fora hoje, é quase todos os dias;

Bons serões de Domingo

Na SIC Mulher, Sexo e a Cidade. As minhas 4 solteiras favoritas e as suas divertidas aventuras e desventuras na Big Apple. Imperdível.

Na SIC Radical, Battlestar Galactica. Um regresso aos meus 12-13 anos quando eu delirava com o que na altura era tecnologia de ponta e hoje é deliciosamente retro.

Coxos

Todos. O Sporting, que se deixa perder estupidamente, o Porto porque não consegue marcar, o Benfica porque não joga nada, o Boavista porque pratica antijogo e está com alergia a Lisboa (1-10 contra Sporting e Benfica). Com isto tudo, os 5 primeiros estão separados por um ponto. Competitividade? Tá bem, deixa. Azelhice, isso sim!

PS: o Mourinho já leva 10 pontos de avanço aos rivais. A continuar assim. no final da época deixa o estatuto de mortal. Quando ele for seleccionador, Portugal será campeão do Mundo.

16.1.05

Tenho outra ideia...

... para corrigir o défice, esta mais a sério: COBREM OS IMPOSTOS DEVIDOS. Modernizem a administração fiscal, tornem-na eficiente, enfrentem os lobbies, apanhem e metam na cadeia uns quantos figurões, enfim, angariem receita que se veja. Porque o grande problema deste país é a evasão fiscal, a dos figurões, não a do Zé Povinho, trabalhador por conta de outrem e que se esqueceu de declarar 50 ou 100 euros. O pior é que a Administração Fiscal age de forma implacável contra estes últimos, colectando meros tostões, enquanto os milhões se lhe escapam por entre os dedos como areia fina. É a lei do menor esforço. E o país vai-se afundando na sua mediocridade.

Vingança!

Posted by Hello

Desta vez não havia nevoeiro. A ventosga cortava (deve ter sido o dia mais frio da história dos Açores), mas não me impediu de consolar a vista. A Lagoa do Fogo é, de facto, de uma beleza extraordinária. Bendita a hora que levei a Fuji S5000.

Bobi e Tareco já eram...

Qual o gatito ou o rafeiro que resiste a um (Cláudio) Pitbull? Pode ser que rasgando as jugulares dos adversários o Porto ganhe algum jogo. Porque a jogar à bola não me parece...

11.1.05

Não pode!

PiniGol vai embora? E agora, quem nos diverte? O Karadas? Sim, mas esse é do Benfica, e, no campo da azelhice, o Benfica joga como um bloco, de onde é difícil destacar um azelha mais azelha que os demais. Ora bolas! E a música? Pini Pini Pini PiniGol, PiniGol, PiniGoool! Eh(*)!

(*) interjeição idêntica à proferida pelo homem a quem parece que aconteceu não sei o quê no final do seu eloquente depoimento, e que, confesso, tenho alguma dificuldade de reproduzir com o nosso alfabeto.

O tuga opinativo

É característica do tuga ter opinião formada sobre assuntos dos quais não vê boi. A última vem da paranóia dos sismos, que assola a cabeça do nosso povo quase com tanta intensidade como o tsunami assolou o sudeste asiático. Vai daí uns maduros resolveram sair por aí a perguntar aos tugas o que é que eles achavam das nossas construções, se achavam que estavam preparadas para resistir aos sismos, fortes, médios ou fracos, etc. Gente normal diria, normalmente, qualquer coisa como "não faço ideia", fosse por não perceber nada de construção civil, fosse por não conhecer os regulamentos anti-sísmicos existentes, fosse por não saber até que ponto são aplicados. Gente normal poderia manifestar-se desconfiada, face ao que se sabe ser a facilidade com que se constrói em todo o lado e de qualquer maneira. Mas o tuga não é gente normal. Por isso, opina, e opina convicto. Cito o artigo:

São 35 por cento os portugueses que consideram que os edifícios onde vivem estão "mal" e "muito mal" construídos de forma a poderem resistir a um terramoto. O maior número de inquiridos (36 por cento) acham que estão "assim-assim" e só 20 por cento acham que estão "bem" ou "muito bem" edificados.

Na realidade, e tirando os que vivem em barracas, os tugas não fazem a mínima se a casa deles está ou não preparada para resistir a terramotos. Mas opinar é mais forte do que eles. É o país que temos...

Tenho uma ideia...

... para reduzir o défice. Ocorreu-me depois de ter lido isto e isto. Consiste em? Muito simples: dar a independência ao reino do Alberto João. Acabava-se de uma penada com todo este sorvedouro de dinheiros públicos, ainda por cima recebido por mal-agradecidos, pois o seu bem-amado líder, cujas percentagens de votos me permitem considerar como representando os sentimentos da maioria do povo madeirense, tem como principal hobby cuspir na sopa que todos os anos o governo do cont'nente lhe põe na mesa.

Era muito simples: dizia-se "Meus amigos, a partir da data X, a torneira fecha-se. Acaba-se a ponte aérea, os subsídios, as quotas especiais nas universidades, tudo. Concordamos que os continentais são de facto colonialistas. Por isso mesmo, a partir da data X, sois livres. Tomai o vosso destino nas vossas mãos".

Eu cá acho que era uma boa medida para aliviar o défice. Se, segundo o José Manuel Fernandes, precisamos de 3.000 milhões de euros, e a dívida da Madeira deve ir, este ano, aos 1.500 milhões, é só fazer as contas. Claro que tinha o reverso da medalha: deixávamos de nos rir com as alarvidades do Alberto João. Mas era um sacrifício que eu, pelo menos, estava disposto a fazer.

E se esses eurocratas fossem apanhar no rabinho?

O título indicia um post irado, e indicia muito bem. É que acabo de ler esta pérola, intitulada "Restaurantes vão deixar de usar galheteiros a partir de Janeiro de 2006". Leiam o artigo e depois imaginem-se a chegar, não a esta reles tasca, mas ao Gambrinus ou ao Carlton Pestana Palace e servirem-vos aquele delicioso azeitinho para molhar o pão em embalagens tipo ketchup da McDonald's!! É giro, não é? Tem classe, não tem? Já estou a salivar...

Isto é mais uma daqueles eurocratas merdosos,
para quem o azeite é uma coisa de povos atrasados do sul da Europa, os quais que se entretêm fazer directivas proibindo a apanha de pitéus como jaquinzinhos ou angulas, portarias essas que os submissos governantes tugas se apressam a transpor para o direito nacional (mas para as quais franceses e espanhóis se estão, como é bom de ver, a cagar).

Dessa cambada eu, pessimista, aguardo a infâmia última, que será o ataque ao leitão da Bairrada. Mas aí, meus amigos, será a guerra! Defenderei o leitão da bairrada a tiro, se preciso for!

10.1.05

O pior da natureza humana

O tráfico de crianças vítimas do tsunami. Dá-me volta ao estômago de cada vez que a comunicação social fala nisso. Sou assaltado por pensamentos medievais. E não pretendo fazer o que quer que seja para os reprimir.

A brincar, a brincar...

... já vamos em primeiro.

9.1.05

Liedson resolveu

... afinal a semelhança com a "novela Jardel" ficou-se por uma semana de atraso. Ontem, num Alvalade XXI com ambiente arrasador, Liedson encheu o campo: jogou, marcou os 2 golos, correu, defendeu, atacou, destruiu, como que a querer mostrar às bancadas que estava lá para resolver. E resolveu.

Cumpriu-se a sina: não ganhamos sem sofrimento. Saí do estádio rouco. Rouco de chamar nomes ao árbitro, ao Simão, ao Petit, rouco por festejar os golos, por berrar pelo Sporting, por entoar o "...e quem não salta é lampião olé, olé!". Saí do estádio a precisar de pôr desodorizante. Chiça, penico, que carga de nervos! Mas estas é que sabem bem...

A lagartage jogou bem. Nem quando estavam a jogar só com 10, contra 11 mais um árbitro que parecia recusar-se a mostrar cartões aos papagaios - o Petit, como de costume, deu um festival de sarrafada não sancionada -, nem na altura em que estavam com 10, dizia, deixaram de mandar no jogo. Em boa verdade, ontem só existiu uma equipa em campo: o Sporting. O Ricardo não fez uma defesa, o Rogério secou o Simão, até o Paíto jogou menos mal, o Carlos Martins esteve bem, o Rochemback idem, o Custódio não se vê à primeira, mas está sempre lá, o Liedson resolveu.

O Benfica jogou zero. Foi talvez a pior equipa que passou pelo Alvalade XXI esta época. O único objectivo era não perder. Por isso, nem em superioridade numérica conseguiram superioridade em campo. Muito pelo contrário, aliás. Ficou-me na retina um período em que os jogadores do Sporting trocavam a bola, tipo peladinha, na meia-esquerda. O público gritava olé e os jogadores do Benfica a ver, sem se mexer, sem ir à luta, deixando o tempo passar, numa vergonhosa atitude perdedora. Melhor atitude teve o Pampilhosa, na quarta-feira passada. Shame on you, lampiões!

PS 1: para os imbecis do costume que, por via onomatopaica, chamaram macaco ao Mantorras: para além da baixeza do gesto, que classifica quem o teve, deveriam lembrar-se que no Sporting também há macacos (Paíto, Douala, Enakharire) e um semi-macaco chamado Liedson. Pois, esse mesmo.

PS 2: os aplausos durante os minutos de silêncio já enjoam. Que se aplaudam artistas como o Damas ou o Jesus Correia eu entendo: é um último aplauso a dois artistas que muitos aplausos receberam em vida. Agora, aplaudir os infelizes que morreram no tsunami? Que sentido faz isso? Não é muito mais respeitoso o minuto de silêncio? Para mim, é. Por isso o cumpri.

8.1.05

Afinal...

... parece que a Sra Professora se enganou. Parece que o SG Filtro e SG Ventil não contém dialdrina coisíssima nenhuma. Se a Tabaqueira estivesse para se chatear, a Sra. Professora estava bem lixada. Pela minha parte limito-me a assinalar mais um exemplo cabalmente ilustrativo da qualidade da nossa investigação científica.

Para que conste: não fumo, mas recuso-me a diabolizar as tabaqueiras. Quem fuma, fá-lo porque quer, sendo o único responsável por isso. Quem fuma sabe que fumar pode, no limite, matar. Portanto, se se quer matar, que se mate. Não venham é dizer, quando surge o cancro da laringe ou do pulmão, que a culpa é dos outros. Porque até lá se estiveram positivamente borrifando.

E, de facto, notável...

... como bem nota este post, d'O País Relativo, a capacidade deste governo fazer merda todos, MAS TODOS, os dias do seu mandato. O que, sendo trágico para o país, não deixa de ser divertido. E eu acrescento a birra dos jotinhas(*).

(*) membros das juventudes partidárias, caracterizam-se pela sua inacreditável burrice; incapazes de fazer o que quer que seja na vida, a sua especialidade é lamber o rabo do chefe-em-chefe; os melhores nesta especialidade podem aspirar a uma pasta ministerial ou a uma secretaria de estado.

7.1.05

Está resolvido o problema do cartaz


Os meus agradecimentos ao Nuno por mais esta contribuição Posted by Hello

6.1.05

Catenaccio

Um guarda-redes, quatro defesas e três trincos: parece que é assim que os papagaios vão entrar em Alvalade no próximo Sábado. Eu detesto ver o Sporting jogar contra estas equipas pequenas, que metem 11 gajos atrás da linha da bola. É lixado para meter um golito e às vezes sai-lhes a sorte grande...

A ministra no país das anedotas

A ministra da educação do país das anedotas não achou interessante ir ao Parlamento explicar o resultado da auditoria ao concurso de professores de 2004. Eu concordo com ela. Primeiro, o Parlamento é um antro de chulos que só querem duas coisas: tacho e impedir que o governo faça o seu - excelente - trabalho. Segundo, o concurso de professores nunca decorreu tão bem como no ano passado. Portanto, ir ao parlamento era um desperdício do precioso tempo que a ministra dispõe para tão bem continuar a resolver os problemas da educação. Pelo trabalho desenvolvido nestes quatro meses, e tão abruptamente interrompido por esse sinistro Jorge Sampaio, proponho que a Dra. Maria do Carmo Seabra seja nomeada para as categorias de "Tia do Ano" (onde terá a fortíssima concorrência de Cinha Jardim e José Castelo Branco) e "Ministro do Ano" (onde se perfilam candidatos poderosos, como Rui Gomes da Silva, Morais Sarmento, António Mexia ou Bagão Félix) no concurso de atribuição dos "Défices de Ouro 2004".

Infelizmente, o tempo deste governo aproxima-se do fim. Estou preocupado, pois este estabelecimento perderá boa parte da ementa...

Já me esquecia...

... de comentar a rábula em torno dessa curiosa personagem que atende pelo não menos curioso nome de Pôncio Monteiro. Bem, na realidade, não há muito para comentar: é o actual PPD/PSD no seu melhor, que para 2ª figura do 2º círculo mais importante do país escolhe uma criatura de discurso só com muito boa vontade perceptível, e da qual não se conhecem outras ideias que não as de azul-e-branco tingidas, e que à primeira oportunidade, e como estava bom de ver, se espalhou ao comprido. O resto da rábula é um déjà-vu-très-très-vu, pelo menos nos últimos 5 meses, pelo que dispensa mais tempo, pois amanhã é dia de trabalho e eu não vivo disto.

Bem fez o Cavaco em relação ao cartaz. Aquilo foi sem vaselina nem nada...

Para reflectir

Estou à espera da reacção destes tipos aos factos relatados aqui. Para a ACA-M, todos os condutores portugueses são uns selvagens e cada quilómetro de estrada uma armadilha mortal.

Facto: há por aí muito azelha e muito selvagem com elevado potencial assassino quando tem um carro nas mãos. Facto também: são, cada vez mais, uma minoria. Teoria (comprovada por evidências): a sinistralidade é inversamente proporcional ao desenvolvimento económico de um país. Facto: a sinistralidade em Portugal diminui de ano para ano, com raras excepções. Facto: cada vez se anda mais depressa, seja devido aos carros, seja devido às estradas. Facto: cada vez o parque automóvel é maior. Facto: nunca morreu tão pouca gente nas nossas cada vez mais rápidas estradas, nem nunca tantos e tão potentes carros andaram nelas simultaneamente.

Conclusão: o discurso radical e apocalíptico da ACA-M está totalmente desfasado da realidade. Eu deixo uma sugestão: moderem o discurso e adoptem uma atitude construtiva. Deixem de aparecer, quase apoplécticos, nas TVs a dizer mal de tudo e de todos por tudo e por nada e contribuam efectivamente para baixar números são ainda uma tragédia. Que vem diminuindo, mas está longe de deixar de o ser.

Ah: e já alquém reparou que, muito piores que os condutores, são os peões? A quantidade de peões inconscientes é bem superior à dos condutores na mesma situação. Quantos de nós não viram já peões a atravessar a meia dúzia de metros de uma passadeira? Ou a atravessar numa passadeira sem sequer cuidar de verificar se os carros efectivamente vão parar? Ou atravessar estradas como a Marginal, ou a 2ª Circular?

Radicalismos

Este post do BdE (II) zurze na SIC por mostrar as desgraças do tsunami que atingiu o sudeste asiático. A SIC, como a TVI - esta última ainda mais- é useira e vezeira no jornalismo rasteiro, disso ninguém tem dúvidas. Mas neste caso, pergunto eu: que pode a SIC ou outra TV qualquer mostrar que não desgraças? Será que o Sr. Luis Rainha não se apercebe que se não fossem as TVs ninguém se aperceberia da real dimensão da tragédia? Que se não fossem as TVs não haveriam 3.000 milhões de dólares de donativos aos dias de hoje? Que se não fossem as TVs o Schumacher não tinha doado 7,5 milhões de euros, e milhões de pessoas anónimas não teriam doado o que quiseram ou puderam? Para o Sr. Luis Rainha não deveriam ser mostradas desgraças.

Só posso concluir que, para o Sr Luis Rainha, a alternativa seria, não filmar, não relatar, não mostrar, já que acontecimentos não-infelizes escasseiam por aquelas bandas, hoje em dia.


5.1.05

Schumi benemérito

Não estou a ver uma besta insensível a doar 7,5 milhões de euros (1,5 milhões de contos, para os inimigos da matemática e fiéis do escudo) para uma causa humanitária. Meus caros detractores do maior piloto de F1 de todos os tempos, podeis enfiar a viola no saco, ou onde mais vos aprouver. O homem, além de ser o melhor, tem um coração de oiro!

Mas, cum caraças! Quanto dinheiro um gajo tem que ter para dar, assim, um donativozeco de milhão e meio de contos? Ora, admitindo que eu dou 15 contos, o gajo tem 100.000 vezes mais dinheiro do que eu! Foooooooodaaaaaaaaa-seeeeeeeeeeeee!

4.1.05

Portugal no seu melhor

Estádio do Algarve custa 5.500 ? por dia. Mas o trágico não é a constatação em si. É o timing da mesma. Primeiro, constrói-se o mono, depois logo se vê como se paga e para que serve. Está-se mesmo a ver que o Zé Povinho, depois de ter contribuído para a construção de uma inutilidade (uma inutilidade gira, mas definitivamente inútil), ainda vai ter que dar uma ajuda - extra, que o estádio é municipal e as câmaras já são financiadas pelos contribuintes - para a sua manutenção, através do subsidiozinho da ordem, ou de outra forma qualquer. Mais um elefante branco a juntar ao magnífico mostruário que o país orgulhosamente exibe!

3.1.05

Jardel II?

Esta treta do Liedson cheira-me a déjà vu...

Delírios de fogareiros

Taxistas querem aumento mínimo de dez por cento este ano.

Apoiado! E é pouco! Por isso, subscrevo a 690% e exijo ainda:
  • A liberalização do funcionamento dos taxímetros;
  • O direito legal a insultar os passageiros;
  • Autorização para optar pelo percurso mais longo;
  • O direito de recusar corridas com menos de 25 km;
  • A classificação dos táxis como veículos prioritários, equiparada, por exemplo, às ambulâncias;
  • A aplicação de uma versão minimalista do código da estrada aos táxis, na qual constarão, no máximo, 3 regras, não podendo delas constar a da prioridade nem os limites de velocidade;
  • Para os táxis do Aeroporto: multiplicação das tarifas por 5 no caso de turistas de países remediados e por 10 no caso de turistas de países ricos;
Estas medidas permitiriam legalizar os actuais comportamentos dos nossos valentes fogareiros, contribuindo sem dúvida para uma inegável melhoria do serviço prestado que, hoje por hoje, e é da mais elementar justiça dizê-lo, já é de magnífica qualidade.

Ah, já me esquecia: e um litro de água de malvas para lhes lavar o rabinho.

PS: exceptuam-se os Táxis do Restelo que, por não seguirem nenhum dos comportamentos acima listados, nem quaisquer outros seguidos pelos seus confrades, não merecem qualquer aumento. Cambada de renegados!

2.1.05

Iluminações de Natal no Fundão

Posted by Hello

Simples, mas agradável. E original.

Outdoor (muito) infeliz

Posted by Hello
Como se não bastasse a marca, repare-se no slogan: "wave of technology". Já estou a ver um CEO a arrancar cabelos de há uma semana para cá... E, já agora, seria de bom tom que a empresa que este outdoor publicita desse ordens para a sua retirada imediata. Dou uma ajuda: é na Figueira, junto ao forte.

Planeta Vivo

Há uns dias escrevi um post onde falava do timing muito próprio que a Terra tem para se manifestar. Nem de propósito: duas semanas depois, o planeta ofereceu-nos uma demonstração de força como há muito não se via, como que a lembrar aos mais esquecidos a fragilidade da condição humana. Cuja tecnologia se encarregou de espalhar a palavra e, principalmente, a imagem. E todos ficámos boquiabertos com o poder do Planeta Terra.

Ela existe

Posted by Hello

Julgavam que era treta, não? E as sandes de bacalhau continuam excelentes!

Bom ano!

10 dias de vacanças e tanta coisa aconteceu! De tal modo que nem sei por onde começar. Olha, vou começar pelo Natal: estou farto do Natal. O Natal serve para as criancinhas terem quantidades pornográficas de prendas, tantas que nem elas sabem com qual brincar, tantas que às tantas os pais já nem sabem quem ofereceu o quê. O Natal serve para dar cabo do castrol e do aparelho digestivo em geral. Mas nem tudo é mau no Natal. O pessoal encontra-se, bebe uns copos e até recebe umas prendas giras. O meu top-three, não forçosamente por ordem de preferência:
  • Gato Fedorento (Série Fonseca, em DVD)
  • Band of Brothers / Irmãos de Armas (toda a série, em DVD)
  • Pullover da Throttleman